A estatal chinesa CGN iniciou as obras do Projeto LDB-Associado, no Complexo Lagoa do Barro, na região Sudeste do Piauí. O avanço marca o começo de um dos acordos firmados durante a viagem oficial do governador Rafael Fonteles à China, em maio deste ano. A empresa já atua no estado desde 2019, com outros empreendimentos no município de Ribeira do Piauí.
O início das obras confirma um dos principais compromissos assumidos durante a missão ao país asiático. Na ocasião, o governador assinou um memorando de entendimento com a CGN prevendo mais de R$ 3 bilhões em novos investimentos para ampliar projetos de energia solar, eólica e de armazenamento no Piauí. A Investe Piauí apoiou as negociações e ajudou a garantir segurança e condições para que o plano avançasse.
Atualmente, o complexo tem 295 MW em operação e está recebendo a instalação de uma nova usina solar de 44 MW. Com isso, a capacidade total deve ultrapassar 340 MW até 2026. A nova etapa prevê a implantação de mais de 90 mil painéis solares e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância do avanço da produção de energia limpa. “Trata-se de um investimento bilionário em solo piauiense, destinado a fortalecer uma matriz de energia cada vez mais limpa e sustentável. Essa nova etapa vai gerar emprego e renda, impulsionar o desenvolvimento e consolidar o Piauí como referência nacional na transição energética”, celebrou o governador.
Fonte: Governo do Estado