Economia

Acordo com o BNB visa a expandir a produção rural cooperativista

Foi assinado hoje, em Fortaleza acordo entre o BNB e os presidentes de cooperativa do Nordeste para fomentar a produção rural

Redação

Segunda - 09/03/2020 às 15:53



Foto: Ascom Solenidade
Solenidade

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PI, Leonardo Eulálio, participou nesta segunda-feira, 9 de março, em Fortaleza (CE) para assinatura do termo de cooperação entre o Banco do Nordeste e o Sistema OCB. O termo abrange os nove Estados nordestinos.

O acordo tem por objeto a realização de ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais cooperados, por meio do apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária, que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.

Para Leonardo Eulálio, a realização e assinatura deste termo de cooperação é o resultado de muito esforço e uma nova oportunidade de desenvolvimento do cooperativismo no Nordeste. "É de extrema relevância assinarmos este acordo. O cooperativismo é um empreendimento coletivo que avança anualmente e pode, a partir das iniciativas corretas, colocar a região Nordeste em outro patamar de desenvolvimento", afirmou o presidente.

A cerimônia ocorreu na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e contou com a presença dos presidentes das OCB estaduais, além da presença de representação nacional do Sistema OCB.

No dia 2 de março, representantes do Banco e das unidades Nacional e estaduais da OCB no Nordeste, se reuniram para tratar dos termos do acordo de cooperação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina,  tem incentivado o desenvolvimento do cooperativismo nessa região, desde o início de sua gestão. Para ela, a atuação de pequenos produtores de forma cooperativa é a melhor maneira de viabilizar os empreendimentos rurais e, assim, transformar a realidade das famílias ligadas à atividade produtiva.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: