A TV Cultura anunciou na quarta-feira (4), a suspensão temporária de oito de seus programas devido a problemas financeiros. Segundo a emissora, administrada pela Fundação Padre Anchieta, a decisão foi provocada pela "diminuição de receitas". Para preencher o espaço na programação, a TV Cultura passará a exibir reprises das produções afetadas. A informação foi reportada pelo portal Notícias da TV.
Em comunicado, a emissora confirmou que as produções suspensas continuarão sendo transmitidas através de reprises durante o período de ajuste financeiro. O Governo do Estado de São Paulo, responsável por parte do financiamento da emissora, negou que tenha havido cortes orçamentários, afirmando que o aporte para 2024 será de R$ 104 milhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Nos bastidores da TV Cultura, localizada na zona oeste de São Paulo, há um clima de incerteza e preocupação. Colaboradores com contratos de pessoa jurídica (PJ) relataram atrasos nos pagamentos de agosto, o que tem dificultado o cumprimento de suas obrigações financeiras. A emissora justificou os atrasos como um problema bancário temporário.
Sindicatos de jornalistas e radialistas estão acompanhando de perto a situação, preocupados com os impactos sobre os trabalhadores e buscando garantir que os direitos dos colaboradores sejam preservados enquanto a emissora enfrenta esses desafios financeiros.
Fonte: Brasil 247