EVENTO

Theatro 4 de Setembro homenageia personalidades com o Troféu "Assaí Campelo"

Na lista dos homenageados, 24 nomes, entre eles, ex-diretores do teatro


Assaí Campelo

Assaí Campelo Foto: Divulgação

Para fechar a programação de aniversário do Theatro 4 de Setembro, nesta quarta-feira (4), várias personalidades serão homenageadas com o Troféu "Assaí Campelo".  A solenidade acontece a partir das 20 horas, no palco do aniversariante, o Theatro 4 de Setembro, que celebra 125 anos de história. Neste ano, o iluminador cênico, Assaí Campelo, é o grande homenageado.

"Esse é o quinto ano que entregamos o prêmio, sendo que a cada ano a nossa ideia é homenagear um técnico da casa, pelo relevante trabalho prestado pelo teatro e para a cultura do nosso Estado. Assaí é uma referência no Piauí e em outros estados, já ganhou vários prêmios. É uma honra poder homenageá-lo nos 125 anos do Theatro 4 de Setembro", afirma o coordenador do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, João Vasconcelos.

Na lista dos homenageados, 24 nomes, entre eles, ex-diretores do teatro, como Francisco Pelé e Antoniel Ribeiro, além de destaques da dança, da música, do teatro, do jornalismo, parceiros e incentivadores da casa. O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles também estão entre os que irão receber o troféu "Assaí Campelo".

João explica que, neste ano, a programação foi iniciada no domingo, dia 1º, e que só foi possível graças ao apoio de vários parceiros. Outra novidade é a fusão da programação de aniversário com a Semana Nacional do Teatro em Teresina (SenThe). Nesta quarta-feira ainda tem a apresentação da comédia musical "O Som e a Sílaba", com Alessandra Maestrine e Mirna Rubim, e direção de Miguel Falabella.

Na Galeria de Artes Nonato Oliveira, no Club dos Diários, tem ainda a Exposição de Grafitagem "125 anos do Theatro 4 de Setembro". Para encerrar a programação, também na Galeria, tem o Baile dos Diários, com a Orquestra Tamoio. 

O evento é uma realização do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da Tv e portal Entrecultura, Tv Garrincha, Academia Piauiense de Letras, Sesc, 35º Ciclo de Leituras Dramáticas, OPEQ (Organização Ponto de Equilíbrio), Orquestra Tamaio, Centro de Valorização da Vida (CVV), Sociedade Espírita João Nunes Maia, União Espírita Piauiense (UEPI), Núcleo Feminino Papoka Crio, Amauri Jucá, além de artistas e técnicos envolvidos na realização da programação de aniversário.

Sobre Assaí Campelo

É natural de Ipixuma, Maranhão. É formado em Educação Artística na área de Artes Cênicas, pela UFPI. Foi presidente da Federal de Teatro do Piauí – Sated-PI. Fez curso de Direção Teatral com Aurélio de Simone e Maneco Quinderé. Fez parte do Grupo Teste de Teatro, dirigido por Tarciso Prado e do Grupo de Teatro Santana e Silva. Colabora com o Grupo Raízes de Teatro dos irmãos Aci e Lorena Campelo. Faz parte do Grupo Harém de Teatro, pelo qual ganhou os seguintes prêmios de Iluminação: Festival Nacional de Teatro de São Mateus – ES; Festival Nacional de Teatro da Confederação Nacional de Teatro (CONFENATA), em Erechim – RS; Festival de Teatro Isnard Azevedo, em Florianópolis – SC; e Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – CE. Desde 1975 trabalha como iluminador cênico do Theatro 4 de Setembro. Cria e opera a iluminação dos espetáculos dos humoristas Amauri Jucá e Dirceu Andrade.

Fonte: Ascom Secult

Próxima notícia

Dê sua opinião: