EVENTO
Da Redação
22 de setembro de 2026 às 11:25 ▪ Atualizado há 47 minutos
O 1º Salão das Oralidades do Piauí realiza uma programação especial nesta terça-feira (22), em Teresina, com atividades voltadas à poesia, à cultura e às diferentes formas de expressão da oralidade. Os eventos acontecem no Teatro João Paulo II e no Colégio da Polícia Militar do Piauí, com participação de artistas e representantes de diferentes movimentos culturais.
A programação começou pela manhã, às 9h, no Teatro João Paulo II, com o debate “Língua, poder e periferia: como produzir nas margens”, apresentado por Ju Veras, com mediação de Lenny Silva.
Na sequência, às 10h, Mãe Gardene de Oxóssi participa da atividade “O pretoguês e a oralitura do corpo ancestral no movimento negro”, também com mediação de Lenny Silva.
Encerrando a programação da manhã, às 11h, Márcia Cristina apresenta o tema “O som e as vibrações das oralidades: a audiodescrição como recurso de acessibilidade comunicacional”, com mediação de Lenny Silva.

Programação da tarde
A partir das 14h, as atividades serão realizadas no Colégio da Polícia Militar do Piauí, localizado na Rua Valdemar Martins, nº 3360, no bairro Morada do Sol.
A programação começa com o lançamento da antologia “SOL”, às 14h, com participação de Elara A. Moretz-Sohn. Às 14h20, Ayra Dias participa da atividade “Escrevivência: o corpo e a voz na performance poética”, com mediação de A. Moretz-Sohn.
Às 15h20, será realizada a atividade “Oralidade viva do slam, o que a língua diz na rua”, com Psico Afrodite e mediação de A. Moretz-Sohn.

Poesia de Mulheres Pretas
O encerramento do dia acontece às 18h, no Teatro João Paulo II, com a apresentação “Poesia de Mulheres Pretas”.
Participam da atividade Ayra Dias, Will de Oliveira, Sol, Allícia Nascimento e Psico Afrodite, em uma programação dedicada à produção poética de mulheres negras.

O Teatro João Paulo II fica na Avenida Joaquim Nelson, nº 1885, no bairro Redonda, em Teresina.
A programação do Salão das Oralidades do Piauí reúne diferentes linguagens e experiências ligadas à palavra falada, à poesia, à performance e à cultura de resistência, levando o debate sobre oralidade para espaços culturais e educacionais da capital.
ESTREIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
HOMENAGEM A DILERMANO
TRAGÉDIA
PRORROGAÇÃO
CLIMATIZAÇÃO
ARTE E INCLUSAO