Arte e Cultura

LUTO NA MÚSICA

Clodo com os irmãos Climério e Clésio Ferreira criaram o grupo São Piauí

Os irmãos piauienses fizeram parcerias com diversos artistas brasileiros e deixaram um rico legado na música brasileira

Da Redação

Terça - 16/07/2024 às 18:06



Foto: Reprodução O grupo São Piauí, formado pelos irmãos Clodo, Clésio e Climério
O grupo São Piauí, formado pelos irmãos Clodo, Clésio e Climério

Ao lado dos irmãos Climério e Clésio Ferreira, o piauiense Clodomir Ferreira foi muito importante para a Música Popular Brasileira (MPB). Radicados em Brasília, os irmãos são compositores de diversos sucessos. Os três formaram o grupo São Piauí. Confira um álbum do grupo:

Clodo e Clésio são os autores do grande sucesso popular de Fagner, a canção Revelação, que colocou o cantor nas paradas de sucesso e o consagrou junto ao grande público. Clodo contou que a letra passou por três versões até casar com a melodia. Ao ouvir a música, Fagner pediu que os irmãos reservassem para ele, pois queria gravá-la.

Assim, nasceu a música mais famosa de Clésio. Apesar de ser grande conhecedor da língua portuguesa, talvez por esse conhecimento, Clésio escrevia menos. Mesmo sendo conhecido como poeta, tem mais melodias do que letras próprias.

Nara Leão se interessou pelas músicas dos irmãos Ferreira e foi a Brasília para se encontrar com eles. Ela gravou Por um triz, composição dos três. “A Nara compôs junto com o Fausto Nilo e com o Fagner a música Cli, Cle, Clo. A única composição dela”, contou Clodo. Cli, Cle e Clo são as iniciais dos nomes dos irmãos incluída no álbum Romance Popular de 1981.

Os três fizeram parcerias com Dominguinhos separadamente. Como o pernambucano só compunha melodias, Clésio compôs as letras de Caxinguelê e Dia Claro. Outras músicas dos Ferreira foram gravadas por grandes nomes da música brasileira. E Revelação foi regravada diversas vezes.

Clodo tem outras canções de grande importância para a carreira de Fagner, como Cebola Cortada, composta ao lado de Petrúcio Maia, e Corda de Aço, com o próprio Fagner.

Depois da era do vinil, Clodo Ferreira e Climério continuaram em carreiras solo e gravaram alguns CDs. Clodo era quem mantinha sua carreira artística mais ativa, realizando apresentações mais constantes em Brasília.

“Os irmãos Ferreira trouxeram o Piauí para Brasília. E eles ficaram conhecidos aqui com essa temática. Que não era uma temática exclusivamente piauiense, porque eles também entraram numa temática universal. Mas essa fase é muito marcante”, diz o jornalista Beto Almeida. Ele explica que a estética piauiense é agreste e doce. “Eles faziam versos, aparentemente, despretensiosos. São versos concisos, simples e profundos.”

Climério que é autor de canções como Conflito com Petrúcio Maia e Flora com Ednardo e Dominguinhos, afirma que existe uma espécie de sotaque do Piauí nas músicas deles. Eles também tinham influências das músicas românticas e da música nordestina, como um todo.

Climério é o quinto ocupante da Cadeira 36 da Academia Piauiense de Letras. Jornalista, professor e poeta, se formou em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), na qual tornou-se depois professor.

Durante cinco anos, foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulo, onde cursou mestrado em Tecnologia da Educação. Fez estudos de pós-graduação também no Canadá. Aposentou-se em 1992 como professor da Faculdade de Comunicação da UnB.

Clésio formou-se em Letras Português pela Universidade de Brasília (UnB) na década de 1970. Foi professor e músico, participando de alguns festivais em Brasília. Faleceu aos 65 anos, em 2010, em Brasília, de insuficiência respiratória.

Clodo morreu, aos 72 anos, na manhã desta terça-feira (16). O artista estava internado no Hospital Brasília, no Distrito Federal, para o tratamento de seis tipos de câncer.

Fonte: Piauí Cult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: