Arte e Cultura

Regina Sousa declara Mestre Dezinho como patrono da Arte Santeira do Piauí

Mestre Dezinho é considerado o precursor da arte santeira no estado

Da Redação

Quinta - 30/06/2022 às 16:51



Foto: Mestre Dezinho
Mestre Dezinho

A governadora Regina Sousa (PT), sancionou a lei de autoria da deputada Teresa Britto (PV), que declara José Alves de Oliveira, conhecido como Mestre Dezinho, o Patrono da Arte Santeira do Piauí.

Mestre Dezinho é considerado o precursor da arte santeira no estado, tendo iniciado seu próprio estilo que influenciou diversos artistas. Hoje a repercussão  do trabalho e das obras de Dezinho foi responsável por várias mudanças em torno da arte santeira. Reconhecidas por um público crítico, tem muito valor pela sua regionalidade.

Quem foi Mestre Dezinho

Ele nasceu no dia 2 de março de 1916 no município piauiense de Valença do Piauí. Ali, fez de tudo um pouco; trabalhou na roça, foi marceneiro, mas nenhum dos trabalhos prosperou como ele desejava. O trabalho com a madeira começou aos dezoito anos, mas o gosto por ela começou muito antes; ele cresceu vendo seu pai, que era carpinteiro, trabalhar com a madeira, moldando as mais diversas peças, como portas, janelas, móveis, etc.

 As obras do mestre Dezinho estão espalhadas pelo mundo. Fez exposições pelo Brasil e em vários países como: México, República Tcheca, Itália, Israel, França, Bélgica, Estados Unidos, dentre outros. Hoje, A maior parte da obras do mestre está nas mãos de colecionadores, mas algumas podem se admiradas em museus (no Brasil e no exterior) e em algumas igrejas, especialmente no Piauí.

 

Marcelo Jeneci se apresenta pela primeira vez no Piauí pelo Projeto Seis e Meia

Regina Sousa participa de documentário sobre Esperança Garcia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: