Política

"BOM DIA, MINISTRO"

Wellington Dias destaca expansão do Gás do Povo e avanços sociais em entrevista nacional

Ministro participa do programa 'Bom Dia, Ministro' e detalha expansão do Gás do Povo, avanços do Bolsa Família e queda da pobreza no país

Da Redação

Quarta - 28/01/2026 às 11:52



Foto: Divulgação Wellington Dias é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira (29)
Wellington Dias é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira (29)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira (29). A partir das 8h, ele concede entrevista a rádios e portais de notícias de diversas regiões do país, quando irá abordar a ampliação do Programa Gás do Povo para todas as capitais brasileiras e outros temas estratégicos da pasta.

Durante a entrevista, o ministro irá apresentar os resultados mais recentes das políticas sociais do Governo Federal, com destaque para o combate à fome, à pobreza e ao trabalho infantil, além do fortalecimento do Programa Bolsa Família.

Gás do Povo chega a todas as capitais

Um dos principais temas da entrevista será a expansão do Programa Gás do Povo, que nesta semana passou a contemplar todas as capitais do Brasil. Nesta segunda fase da política pública, cerca de 950 mil novas famílias, distribuídas em 17 capitais, passam a receber o benefício, que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (GLP).

As famílias poderão retirar o botijão em mais de 10 mil revendas credenciadas em todo o país. A expectativa do ministério é que o programa esteja em pleno funcionamento a partir de março, quando 15 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, serão atendidas nos 5.571 municípios brasileiros.

Avanços no Bolsa Família

Wellington Dias também vai detalhar os avanços no acompanhamento educacional de beneficiários do Bolsa Família. Em 2025, mais de 1,55 milhão de crianças e adolescentes tiveram suas informações de matrícula e frequência escolar devidamente registradas e monitoradas, resultado de ações de busca ativa e acompanhamento promovidas pelo ministério.

Segundo o ministro, a iniciativa garante não apenas a manutenção do benefício, mas também o acesso das famílias a políticas integradas de educação, saúde e assistência social, reforçando o caráter estruturante do programa.

Combate à desinformação

Outro ponto que será esclarecido durante a entrevista diz respeito às informações falsas que circularam recentemente nas redes sociais sobre o Bolsa Família. Wellington Dias irá reforçar que não existe qualquer projeto de lei que limite o saque do benefício ou que determine o pagamento exclusivo por meio de cartão de débito utilizável apenas em estabelecimentos credenciados.

De acordo com o ministro, as mensagens não têm fundamento e não há nenhuma proposta em tramitação ou fase de sanção com esse conteúdo.

Milhões fora da pobreza

A entrevista também destacará um dos principais resultados sociais recentes do país. Dados de estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam que 17,4 milhões de brasileiros saíram da pobreza em apenas dois anos, passando a integrar as classes A, B e C. O levantamento mostra ainda que as classes D e E atingiram os menores percentuais já registrados, com 15,05% e 6,77%, respectivamente.

Para Wellington Dias, os números refletem a retomada de políticas públicas voltadas à inclusão social, à geração de renda e à redução das desigualdades, consolidando o combate à fome e à pobreza como prioridades do governo federal.

A entrevista poderá ser acompanhada ao vivo pelo link abaixo:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade