Arte e Cultura

Museu da Sanfona vai celebrar a cultura musical no Sertão do Piauí

Conhecido como Terra dos Sanfoneiros, município de Dom Inocêncio receberá espaço cultural em homenagem ao instrumento patrocinado pela Enel Green Power

Da redação

Segunda - 13/12/2021 às 18:18



Foto: Divulgação Fachada Museu da Sanfona
Fachada Museu da Sanfona

 Conhecida nacionalmente como a Terra dos Sanfoneiros, a cidade de Dom Inocêncio, no interior do Piauí, ganhará um museu dedicado ao tema. A Enel Green Power (EGP), empresa que está construindo no município a ampliação do parque eólico Lagoa dos Ventos, assinou um acordo de patrocínio com a Associação Cultural Acordes do Campestre para apoiar o início do antigo sonho dos sanfoneiros da região. O Museu da Sanfona vai contar um pouco da história e das tradições relacionadas ao instrumento musical, que são perpetuadas de geração em geração no sertão do Piauí.

Whindersson Nunes apresenta sinais de intoxicação e adia sessão de autógrafos em Teresina

No Piauí, aniversário de Luiz Gonzaga é comemorado com missa e forró

Cajueiro-Rei, do Piauí, pode ser considerado o maior do mundo

Com pouco mais de nove mil habitantes, Dom Inocêncio já conta com um monumento dedicado ao instrumento musical. Uma sanfona de 5,10 metros de altura foi erguida na entrada da cidade, onde ficará também o novo museu. Tamanha homenagem se justifica: estima-se que a cada 35 moradores do município, um seja sanfoneiro. Localizada a cerca de 600 quilômetros de Teresina, a capital piauiense, Dom Inocêncio quer manter viva entre os mais jovens a paixão pela sanfona, que tem mais de 100 anos de tradição no local.

Com aporte da Enel Green Power, o projeto de construção do Museu da Sanfona está previsto para ter início no primeiro trimestre de 2022. Além de preservar a prática do instrumento, o novo ponto turístico irá contar também um pouco da cultura do povo sertanejo. Instrumentos como a zabumba e o triângulo, que ao lado da sanfona formam o trio fundamental do forró, também estarão presentes no museu.

Aulas de música para jovens

O Projeto Cultural Acordes do Campestre foi criado em 2009 pelo sanfoneiro Sandrinho do Acordeon, com o intuito de manter a tradição da sanfona na região e levar lazer e cultura para crianças e adolescentes de Dom Inocêncio e da cidade vizinha São Raimundo Nonato. Graças à iniciativa, que não tem fins lucrativos, mais de 200 jovens já participaram de aulas de sanfona, zabumba, triângulo e flauta doce, entre outros instrumentos musicais. Para Sandrinho, a parceria que vai viabilizar a construção do Museu da Sanfona ajudará a difundir a prática do instrumento musical pelo Brasil.

"É mais um capítulo importante da nossa tradição centenária de sanfoneiros. Ter um local para contar toda essa história é a realização de um sonho de muitos anos, que vai nos ajudar a contar essa história, que nos últimos anos vem se fortalecendo e sendo divulgada para todo o Brasil. Queremos colocar o município no calendário nacional e quem sabe internacional de eventos culturais", aposta o músico.

Terra de sanfonas e ventos

O município de Dom Inocêncio está recebendo as obras de expansão do complexo eólico Lagoa dos Ventos. A Enel Green Power, empresa do Grupo Enel dedicada ao desenvolvimento e operação de energias renováveis, já construiu os parques eólicos Lagoa dos Ventos I e II, que ficam nas cidades vizinhas de Queimada Nova e Lagoa do Barro do Piaui. Aos 230 aerogeradores que já estão funcionamento em Lagoa I e II, outros 72 estão sendo colocados em operação em Dom Inocêncio, na planta Lagoa dos Ventos III. Este é o maior complexo eólico em operação na América do Sul e o maior projeto eólico da Enel em operação no mundo.

"A Enel busca apoiar projetos que representem os moradores dos locais onde implementa seus empreendimentos, como forma de manter vivas as tradições e as trocas culturais em cada região. Nada mais emblemático do que apoiar a implementação de um museu dedicado ao tema mais representativo para Dom Inocêncio, cidade conhecida como a Terra dos Sanfoneiros. Estamos entusiasmados por apoiar a construção deste espaço, que ajudará a preservar a cultura local”, afirma Débora Pinho, responsável pela área de CSV e Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão.

Sobre a Enel Green Power

Dentro do Grupo Enel, a Enel Green Power é dedicada ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A companhia é líder global no setor de energia limpa, com capacidade gerenciada de cerca de 49 GW, distribuídas em um mix de geração que inclui eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, e está à frente na integração de tecnologias inovadoras em usinas renováveis. 

Fonte: Valenca, Ines

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: