Arte e Cultura

PARADA DA DIVERSIDADE

Matizes divulga resultado do concurso da Madrinha e Padrinho da 22ª Parada da Diversidade

O público escolheu a ativista Célia Gomes e o coreógrafo Nego Val como madrinha e padrinho da Parada, respectivamente

Da Redação

Terça - 04/06/2024 às 08:59



Foto: Reprodução Célia Gomes, à esquerda, e Nego Val, à direita
Célia Gomes, à esquerda, e Nego Val, à direita

O Grupo Matizes divulgou, nesta segunda-feira (3), o resultado da votação que definiu o padrinho e a madrinha da 22ª Parada da Diversidade. O público escolheu Célia Gomes e Nego Val como madrinha e padrinho da Parada, respectivamente. Célia Gomes é ativista, fundadora e presidente da Associação de Prostitutas do Piauí (APROSPI). Nego Val é coreógrafo e ativista da causa LGBTQIA+.

Na votação para madrinha, Célia Gomes recebeu 500 votos (61,2%); seguida por Jovanna Cardoso, com 222 votos (27,2%); e Marleide Lins, com 111 votos (13,6%). Na votação para padrinho, o coreógrafo Nego Val recebeu 378 votos (46,7%); seguido pelo jornalista André Santos, com 346 votos (42,8%); e pelo ativista Cristiano Silva, com 93 votos (11,5%).

“Computamos mais de 1.600 votos por meio de uma votação popular para a escolha do padrinho e da madrinha da 22ª Parada da Diversidade. Parabenizamos os escolhidos, que são pessoas que apoiam a causa LGBTQIA+ e que acompanhamos suas contribuições para a comunidade, atuando em suas respectivas áreas no combate ao preconceito e outros diversos tipos de discriminação”, disse Marinalva Santana, vice-coordenadora do Grupo Matizes.

"Estou feliz demais de estar sendo o representante das bixas pretas e de todas outras LGBTQIAPN+ do Piauí, quando um bixa preta se movimenta ela carrega consigo bandeiras, antiracistas, e convida a sociedade a se movimentar também... Gratidão Matizes, tô explodindo de emoção, até lá", agradeceu Nego Val nas redes sociais.

O Concurso de Madrinha e Padrinho da Parada da Diversidade foi instituído em 2008 como um reconhecimento da entidade a ação de pessoas que abraçam a diversidade e, nas suas áreas de atuação, contribuem para o enfrentamento da discriminação.

Semana do Orgulho de Ser

A 18ª Semana do Orgulho de Ser inicia no dia 12 de junho e seguirá até o dia 15 de junho, com palestras, exposições, oficinas, saraus, exposição fotográfica e lançamento de livro. As atividades acontecerão na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A Parada da Diversidade encerrará a 18ª Semana do Orgulho de Ser, e acontece no dia 15 de junho, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Em breve, o Grupo Matizes anunciará a atração nacional que vai animar o público.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: