EVENTO

Maria da Inglaterra é homenageada em parceria entre Zé Roraima e Orquestra Sinfônica

Música e videoclipe "Dona Maria" chegam às plataformas digitais em 7 de março, véspera do Dia da Mulher


Dona Maria

Dona Maria Foto: Germano Portela

Maria da Inglaterra é homenageada em parceria inédita entre Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina

Música e videoclipe "Dona Maria" chegam às plataformas digitais em 7 de março, véspera do Dia da Mulher

A vida e a obra de um dos maiores ícones da cultura popular piauiense, a cantora Maria da Inglaterra, falecida em 2020, são celebradas na versão de xote sinfônico de "Dona Maria". A produção, que reúne o músico Zé Roraima e a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), foi pensada para o streaming e será lançada exclusivamente no YouTube, Spotify, Deezer, Tidal, Apple e Amazon Music nesta segunda-feira (7/3).

Circo Maximus estreia no Teresina Shopping

Casa da Cultura de Teresina está de cara nova

Festival Artes de Março é transferido para abril

Com o arranjo do maestro Aurélio Melo para acompanhamento dos 56 instrumentos da Orquestra, a canção ganhou solenidade sinfônica no diálogo inusitado com o xote e o baião, característicos da proposta original da composição de Zé Roraima e Viviane Maranhão. O trabalho conjunto começou em abril de 2021 e envolveu mais de 65 pessoas na gravação de videoclipe na Praça das Crianças e na própria casa onde Maria da Inglaterra morava, no bairro Anita Ferraz, em Teresina (PI). Música e clipe são passeios pelas lembranças e pela saudade da artista.

"De forma autêntica e espontânea, dona Maria cantou a simplicidade e as tradições do povo nordestino. Do jeito que ela gostava, com música e convidando o público pra dançar, queremos manter vivo o legado que ela nos deixou", afirma Zé Roraima.

Desde que assumiu a regência da OST há 20 anos, Aurélio Melo investe na releitura de obras nordestinas para a linguagem sinfônica. Nessa mistura de erudito e popular, quem ganha é a cultura piauiense. Foi assim que nasceram nos últimos anos, por exemplo, os projetos da Cantata Gonzaguiana, com João Cláudio Moreno, em 2011, e do Concerto Tropicália, em 2014, com letras de Torquato Neto.

Até o dia do lançamento, o público poderá realizar o pré-save de "Dona Maria" pelo endereço biolink.co/zeroraima e garantir, em primeira mão, o acesso à música quando ela for ao ar. O videoclipe estará disponível pelo canal youtube.com/zeroraima.

O projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da música e do videoclipe "Dona Maria"

Quem: Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina

Quando: 7 de março de 2022

Onde: plataformas digitais de música

Acesso: biolink.co/zeroraima

Fonte: Zé Roraima Assessoria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: