EVENTO
Da Redação
04 de novembro de 2026 às 07:25 ▪ Atualizado há 1 hora
O Congresso Interestadual de Educação Pública (CIEP) chega à segunda edição ampliando a proposta de discutir resultados para também promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre as redes públicas de ensino. Com o tema “Diálogo e Conhecimento para o Fortalecimento da Educação Pública”, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Teresina (PI). A expectativa é reunir mais de 500 participantes, entre gestores e profissionais da educação, representando quase 100 municípios do interior do Piauí e do Maranhão.
Entre os destaques da programação está o ator, produtor e palestrante Raul Gazolla, que levará ao congresso reflexões sobre superação e resiliência. Na palestra “No chão, sou campeão! Como transformar quedas em vitórias”, ele compartilhará experiências de sua trajetória pessoal e profissional e abordará como transformar desafios em oportunidades. A agenda reúne ainda especialistas para discutir temas como alfabetização, inteligência artificial, neurociência, os desafios da gestão educacional e desenvolvimento socioemocional.
Realizado pela Hans Mendes Consultoria, em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), o CIEP também contará com a participação do presidente do Instituto, Mário Ghio. Com mais de 20 anos de atuação, o IAB trabalha com soluções educacionais fundamentadas em evidências científicas e desenvolve iniciativas em redes públicas e privadas de ensino em diferentes regiões do país.
Em sua palestra, “Resultados não acontecem por acaso! O que a ciência e as redes de sucesso ensinam sobre alfabetização”, Ghio apresentará reflexões sobre experiências de municípios como Teresina, que alcançou o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2025, com 80,58% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Em 2024, o índice era de 57,25%.
Sucesso na primeira edição
A primeira edição do CIEP, realizada em 2025, reuniu representantes de 110 municípios, alcançando 1.800 escolas e mais de 300 mil estudantes, segundo dados da organização. Para o idealizador do congresso, Hans Mendes, a nova edição amplia esse movimento de aproximação entre as redes de ensino e de valorização dos profissionais que atuam na educação pública.
“Em relação à edição anterior, nesse evento teremos mais atividades de compartilhamento de boas práticas e de resultados exitosos em Educação Pública. A ideia é criar uma atmosfera de troca, partilha e disseminação de ações que culminam na excelência que buscamos”, afirma.
A proposta do CIEP é consolidar o congresso como um encontro anual de formação e troca entre profissionais das redes públicas de ensino, reunindo experiências, pesquisas e práticas que contribuam para o planejamento e o aprimoramento da educação nos municípios.
“Acontecendo sempre em novembro de cada ano, nosso encontro propõe uma avaliação do ano que está findando ao mesmo tempo em que instiga os participantes a mudanças e convida-os para estarem de olhos e ouvidos atentos ao que é referência nas pesquisas e nas práticas em Educação”, finaliza Hans.
Fonte: Viviane Ferreira
FESTA ELETRÔNICA
FÉ CATÓLICA
CINEMA NACIONAL
SHOW GRATUITO
Show beneficente de Marisa Monte
CULTURA AFRO