Arte e Cultura

Grupo Harém de Teatro completa 31 anos nesta segunda (12) com comemoração

Segunda - 12/12/2016 às 21:12



Foto: Divulgação Grupo Hárem de Teatro completa 31 anos
Grupo Hárem de Teatro completa 31 anos

O Grupo Harém de Teatro completa 31 anos nesta segunda-feira(12) e o lugar para comemorar não poderia ser outro: o palco. Para celebrar os mais de 30 anos de atuação em Teresina, o grupo apresenta o premiado espetáculo A Casa de Bernarda Alba.  Além disso, o lançamento do livro Adalgisa Paiva: o legado de uma educadora, e a divulgação do calendário de atividades do Grupo em 2017 também fazem parte das comemorações.

Francisco Pellé, conta que é a primeira vez que o Grupo monta um espetáculo desse gênero. “Nós contamos essa história de uma maneira muito particular. E é interessante essa plasticidade, pois dessa forma o público conhece uma outra face do grupo. O Harém foi conhecido por muito tempo como um grupo que trabalhava apenas com comédia”, diz. A Casa de Bernarda Alba rendeu ao Grupo Harém cinco troféus − incluindo o de melhor espetáculo − no prêmio Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense, que aconteceu em novembro.

Já o livro Adalgisa Paiva: o legado de uma educadora, escrito por Eliane Paiva, neta de Adalgisa, fala da trajetória da musicista. “Decidimos fazer o lançamento junto com as comemorações pois o grupo tem uma ligação com a família da maestrina Adalgisa Paiva, precursora da música e da atividade cultural no Piauí. E a sua neta, Eliane Paiva, fez um levantamento de todo o trabalho da Adalgisa, tanto na área da composição quanto no fomento à produção cultural. Está tudo reunido nesta obra, que ficou muito interessante”, diz Francisco Pellé.

Sobre as políticas públicas na área cultural, Pellé diz que não há sustentação e incentivo às produções culturais no estado. “A política cultural do município é feita ao sabor dos ventos ou do humor e boa vontade dos gestores. Não temos políticas consistentes e que realmente valorizem a cultura, o pensamento ainda é muito pequeno em relação a isso. E não tem consumo, as pessoas não têm o hábito de ir ao teatro, nossa construção cultural não foi feita para isso. Mas nós continuaremos produzindo, pois o Grupo Harém acredita que essa realidade pode mudar”.

Pellé fala das novidades do Grupo Harém para 2017: “Estamos preparando uma montagem do texto do Molière, As Sabichonas. Ele será apresentado na rua e é co-produção com uma companhia portuguesa. E a 8º edição do FestLuso, com previsão para acontecer em agosto”.

31 anos do Grupo Harém de Teatro – 13 de dezembro

A Casa de Bernarda Alba: 19:00, Theatro 4 de Setembro

Lançamento do livro Adalgisa Paiva: o legado de uma educadora: 20:30, Café Genu Moraes

Fonte: Entrecultura / Raquel Melo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

#grupo harém