
Na próxima semana, três cidades piauienses serão palco de uma série de intervenções artísticas que ligam teatro, dança, tradição, música e imagem voltadas para o público infantil. Trata-se do TRISCA – Festival de Arte para Criança, que terá sua primeira edição logo mais, de 23 a 27 de novembro em Teresina, Parnaíba e Floriano. O evento vai contar com uma programação recheada de espetáculos de grupos locais e nacionais, oficinas formativas, bate-papos e mostras de cinema infantil.
Serão mais de 10 espetáculos, cinco oficinas, workshops, sessões de cinema, bate-papos e exposições. A programação ainda abriga artes visuais, exposições e brincadeiras. Destaca-se ainda a exposição do Jardim Sensorial, que promete ser uma grande surpresa de interação entre as crianças e as artes. Neste jardim, além de ver, as crianças poderão também mexer, sentir e ouvir.
O propósito do festival partiu de uma linguagem típica do universo das crianças, o de interagir. “Triscar” é um verbo conhecido nas brincadeiras nordestinas, além disso, dá sentido de aproximar, tocar, encostar, diminuir distâncias que existem entre as pessoas, ou entre pessoas e coisas. Triscar é um modo da criança explorar o mundo com o corpo.
O Trisca tem direção artística do Canteiro (Criação, Produção e Práticas artísticas), patrocínio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secult e realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) Piauí.
Fonte: Com informações do Sesc