Arte e Cultura

Festival Mel, Chorinho e Cachaça anuncia Dudu Nobrepara para a edição de 2023

Festival chega a sua 11ª edição e acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Viçosa do Ceará

Da redação

Quarta - 10/05/2023 às 18:47



Foto: Divulgação Dudu Nobre
Dudu Nobre

Durante o evento de lançamento oficial do 11ª Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que aconteceu no último sábado (29/04), na Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará, foi anunciada a programação musical do festival, que acontece entre os dias 8 e 10 de junho, também em Viçosa, na Serra da Ibiapaba. Dentre as atrações confirmadas, estão o aclamado sambista Dudu Nobre e o grupo Fundo de Quintal.

Em 2023, o Festival tem como tema "Viçosa, Capital da Cachaça, Terra dos Engenhos do Ceará", visando fortalecer a imagem da cidade após o recebimento do título de Capital da Cachaça no Ceará no começo de 2023. Eurico Arruda, secretário de finanças de Viçosa do Ceará, comenta que a importância e impacto econômico do projeto não é só em Viçosa do Ceará, mas também em toda a região da Ibiapaba.

"É transformar a cidade em uma vitrine para vender o que ela tem de melhor. Rede hoteleira, restaurantes e principalmente a produção do mel e cachaça, através das cachaçarias da região, são ambientes comerciais que são impactados positivamente com aumento de vendas. Além disso, estão atingindo mercados que antes eram inacessíveis antes da chegada do festival", afirmou o secretário.

Para o diretor e idealizador do Festival, Fernando Elpídio, o projeto traz uma visibilidade diferenciada para Viçosa do Ceará, potencializando a interiorização do turismo no Ceará e aquecendo a atividade empreendedora da Região da Ibiapaba, além de posicionar o produto cultural no calendário nacional de eventos culturais.

"É um festival integrado, acontece em Viçosa mas é da Ibiapaba, respingando em toda a região. O Mel, Chorinho e Cachaça traz muita movimentação turística para a região, a rede hoteleira de Tianguá, Ubajara e até São Benedito também costumam ficar lotadas. Esse é o principal impacto, pois a consequência é o aquecimento da economia na região. Sem contar o posicionamento de imagem, é um festival que já tem uma tradição e que fortalece a imagem turística da Ibiapaba", analisou Elpídio.

Além de Dudu Nobre e Fundo de Quintal, se apresentam ao longo dos três dias de festival artistas e grupos cearenses, como Cainã Cavalcante, Trio Júlio, Newchoro, Samba de Boteco, Brenna Freire, Paizinha Miranda e Grupo Samba de Mesa,  Nonato Lima, Tchesco Carvalho 4teto, dentre outros; artistas piauienses, como Filhas do Samba e Grupo Trombone e Cia; além do sergipano Mestrinho.

Programação

Além da programação cultural, o 11ª Festival Mel, Chorinho e Cachaça levará para a Ibiapaba exposições temáticas e turísticas sobre a cidade de Viçosa do Ceará; feiras de mel, cachaça, artesanato e agronegócio da região, promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará – SEBRAE/CE, totalizando mais de 80 expositores; espaços para amantes da música com vinil, literatura musical e luteria; além de praças de alimentação com culinária local também espalhadas pela cidade.

Segundo Fernando Elpídio, a edição deste ano trará três grandes novidades em termos de programação. São elas: o espaço do agronegócio, com base no mel e cachaça, produtos culturais da Ibiapaba, onde as secretarias de agricultura e turismo, cultura e meio ambiente de Viçosa levarão exposição de negócios, equipamentos e maquinários; o espaço "Viçosa, capital da cachaça, terra dos engenhos", organizado pelo SEBRAE/CE, com mais de 80 expositores entre mel, cachaça, artesanato e gastronomia; e o Experiências Ibiapaba.

"O Experiências Ibiapaba é o grande conteúdo promocional de marketing e experiências turísticas da Região. Viçosa dos engenhos; Tinguá da alimentação; Ubajara das flores, romantismo e natureza. A expectativa é que nós possamos lotar novamente a Ibiapaba como um todo e oferecer esses três grandes diferenciais, tudo regado ao samba e choro durante três dias", explicou o diretor do evento.

SERVIÇO:
11ª Festival Mel, Chorinho e Cachaça
Data: 8, 9 e 10 de junho de 2023
Local: Viçosa do Ceará
Todas as programações gratuitas

Programação musical:
Quinta-feira (08/06): Mestrinho (SE) e Cainã Cavalcante (CE); Trio Júlio (RJ) Grupo Trombone e Cia (PI); Newchoro (CE); e Paizinha Miranda e Grupo Samba de Mesa (CE).
Sexta-feira (09/06): Fundo de Quintal (RJ); Filhas do Samba (PI); Brenna Freire (CE); Samba de Buteco (CE); e Adelson Viana (CE).
Sábado (10/06): Dudu Nobre (RJ); Tchesco Carvalho 4teto (CE); Paulo Maurício (CE); Luiz José (CE); e Nonato Lima (CE).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: