Arte e Cultura

MUSEU DO PIAUÍ

Escultura em homenagem às rendeiras é uma das mais vistas no Museu do Piauí

A obra feita pela artista plástica Fátima Campos inspirada na avó, que fazia renda de bilros

Da Redação

Quinta - 30/05/2024 às 15:37



Foto: Luiz Brandão/Piauí Hoje Escultura
Escultura "A Rendeira", de Fátima Campos

A escultura de argila "A Rendeira", feita pela artista plástica Fátima Campos, em homenagem às mulheres rendeiras do Piauí, é uma das mais vistas e fotografadas no Museu do Piauí. A obra foi inspirada na avó da artista, que fazia renda de bilros.

A renda de bilros é produzida sobre uma almofada, base para a confecção do trabalho, que fica apoiada num material de madeira para o manuseio. Por cima da almofada fica um molde com o desenho, que será seguido com o trançar dos bilros. Os bilros são objetos de madeira, com uma pequena cabeça nas extremidades na qual é enrolada a linha para execução do trançado.

Detalhes da escultura "A Rendeira"

De acordo com pesquisadores, a renda de bilros originou por volta do século XV, em países como Itália, Inglaterra, Espanha e Bélgica. Não existem dados concretos, que comprovem ao certo, o local da primeira produção. A tradição no Brasil surgiu a partir do século XVII por meio dos portugueses. No Brasil, a arte é encontrada principalmente em vilarejos e cidades praianas.

Fátima Campos é artista visual, ceramista e escultora premiada em diversas bienais de artes brasileiras. Nasceu na cidade de União e cursou artes no Centro de Pesquisa de Arte Ivan Serpa, na cidade do Rio de Janeiro. iniciando na pintura na década de 70. Um tempo depois, em São Paulo, procurava uma técnica que pudesse exprimir sua arte e escolheu a cerâmica como veículo de expressão. Começou com argila e se aprimorou na técnica de cerâmica com cozimento em alta temperatura.

O Museu do Piauí está localizado na rua Areolino de Abreu, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Teresina. Fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h. O museu tem um acervo fixo diverso e também recebe várias exposições todos os meses.

Confira mais do trabalho da artista:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: