Arte e Cultura

NOTA PÚBLICA

Organização da FELIPI cobra resposta da Prefeitura de Teresina sobre parceria em 2025

FELIPI é considerada um dos maiores encontros literários do estado e, desde a primeira edição, em 2022, conta com a parceria da prefeitura

Da Redação

Terça - 09/09/2025 às 08:30



Foto: Reprodução Wellington Soares, um dos organizadores da FELIPI
Wellington Soares, um dos organizadores da FELIPI

A pouco mais de duas semanas da realização da 4ª edição da Feira da Literatura Piauiense (FELIPI), a organização do evento divulgou uma nota pública nessa terça-feira (9) expressando preocupação com a falta de resposta da Prefeitura de Teresina a um pedido de audiência encaminhado desde 25 de julho.

O documento solicitava um encontro com o prefeito Silvio Mendes para tratar da realização da feira, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Sesc Cajuína. Até o momento, não houve retorno da gestão municipal.

A FELIPI é considerada um dos maiores encontros literários do estado e, desde a primeira edição, em 2022, conta com a parceria da prefeitura. Para os organizadores, a ausência de manifestação da administração municipal gera apreensão, já que a participação da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), professores e alunos é vista como essencial para garantir o caráter educativo e social do evento.

“Causa estranhamento e apreensão a falta de resposta diante de um pedido que visa garantir a continuidade dessa parceria e a plena realização da FELIPI 2025”, destaca a coordenação do evento no comunicado.

Reunião com a SEMEC

No dia 18 de junho, os organizadores da FELIPI se reuniram com o então secretário municipal de Educação, Ismael Silva, para reafirmar o interesse em uma parceria com a Prefeitura de Teresina. No entanto, nada foi oficializado. 

Homenagens e programação

Mesmo diante da incerteza em relação à parceria com a prefeitura, a 4ª edição da FELIPI já tem programação confirmada. Este ano, a feira homenageia o sociólogo, jornalista e poeta Clóvis Moura, referência nacional nos estudos sobre a negritude, e a escritora piauiense Sérgia Alves, romancista, contista e poeta de destaque na literatura contemporânea.

A programação inclui mesas de debate, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e espaços de convivência. O foco será a valorização da produção literária piauiense e o incentivo à leitura, reunindo escritores, artistas, professores e leitores em um grande encontro cultural.

Parceria confirmada com a SEDUC

Na preparação para o evento, a FELIPI já garantiu apoio da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC). O secretário Washington Bandeira confirmou a manutenção da parceria e a presença da pasta com um stand durante os três dias de feira.

Segundo o professor Wellington Soares, um dos idealizadores da FELIPI, novas ações também estão em discussão, como a realização de encontros de professores escritores e a participação de autores piauienses em bienais nacionais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Queremos tornar a literatura piauiense mais conhecida fora do estado. Essa é uma forma de dar visibilidade e reconhecimento às nossas obras e autores”, afirmou Soares.

Expectativa

A organização reforçou, na nota, o compromisso com a cultura, a literatura e a cidade de Teresina, e espera que o prefeito Silvio Mendes se manifeste o quanto antes, garantindo a continuidade da parceria com a prefeitura.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PREOCUPAÇÃO (3).pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: