Arte e Cultura

Escultor parnaibano, Mestre Ageu morre aos 90 anos deixando um legado para a cultura

O escultor deixa uma grande marca pelo trabalho e reconhecimento que teve ao longo dos anos

Da Redação

Segunda - 25/04/2022 às 17:30



Foto: Divulgação Mestre Ageu
Mestre Ageu

Ageu Alves de Melo, de 90 anos, mais conhecido como Mestre Ageu, morreu nesta segunda-feira (25), em Parnaíba, onde nasceu, viveu e  tinha uma grande história com a arte: era um grande escultor. Ele foi vítima de um infarto. O corpo dele foi velado na funerária Pax União de Parnaíba.

Arte piauiense e legado

As esculturas do mestre Ageu rodaram o Brasil todo. O artista tem um extenso histórico de participações e reconhecimento pelo trabalho que fazia. Uma das últimas homenagens foi a Galeria Mestre Ageu, que fica localizada no Complexo Cultural do Porto das Barcas. 

Ageu era um dos artistas mais conceituados de Parnaíba. As obras chegaram até nos Estados Unidos.

Dos prêmios que coleciona, ele já ganhou a Medalha Da Costa e Silva e o primeiro lugar do Quinto Salão de Arte Moderna. 

As peças são eram feitas a partir de toras de imburana e retratam personagens que marcam a história da cultura popular do Piauí e do Brasil.  

Mestre Ageu participou de várias exposições em todo o Brasil, sendo as mais importantes: 1ª Feira Artesanal de Parnaíba, Feira de Artesanato (Fortaleza), Exposição no Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriant (São Paulo), "Um Século de Escultura no Brasil", Museu de Arte de São Paulo (São Paulo - 1982), 5º Salão de Artes Plásticas do Piauí (Terezina - 1979). Foi premiado no 5º Salão de Arte Moderna (1º Lugar), Curso de Artes do Teatro 4 de Setembro (duas vezes), Medalha da Costa e Silva (1988).

Ageu Alves de Melo, o "Mestre Ageu", nasceu em Parnaíba no dia 5 de outubro de 1931 e permaneceu na cidade até morrer.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: