
O documentário “Babaçu Livre: Na Lei ou na Marra” estreia em Teresina nesta terça-feira (22), às 10h, no Auditório Sulica da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult). A entrada é gratuita.
Dirigido por Élida Maria Cardoso de Brito e Ricardo Augusto Pereira, o filme retrata a luta histórica das quebradeiras de coco babaçu pelo direito de acessar os babaçuais, territórios fundamentais para a sobrevivência, autonomia e identidade cultural de milhares de mulheres no estado.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secult, o documentário destaca a Lei Babaçu Livre, sancionada em 2022, que garante o livre acesso aos babaçuais, protegendo o modo de vida tradicional das quebradeiras diante da privatização e dos cercamentos ilegais.
Mais que um registro audiovisual, “Babaçu Livre” é uma obra de resistência social, que traz depoimentos, imagens dos territórios e trilha sonora do grupo As Encantadeiras. Para o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o filme é um marco para a cultura e a defesa dos direitos no Piauí.
A exibição em Teresina integra a circulação do documentário por comunidades e espaços culturais, como parte de uma campanha para conscientizar e valorizar a preservação dos babaçuais livres.
Fonte: SECOM/PI