Arte e Cultura

CARNAVAL

Blocos de rua gratuitos são atração preferida de quem curte carnaval

Cortejos atraem 59% dos foliões, mostra pesquisa

Da Redação

Domingo - 23/02/2025 às 11:00



Foto: Agência Brasil Carnaval no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil )
Carnaval no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil )

Os blocos de carnaval gratuitos são a principal escolha dos brasileiros que pretendem curtir a folia neste ano. Segundo a pesquisa Os Brasileiros e o Carnaval, do Instituto Locomotiva, 59% dos foliões optam por essa forma de diversão.

O levantamento ouviu 1.333 pessoas com mais de 18 anos, em todas as regiões do país, entre os dias 3 e 17 de fevereiro. Além dos blocos gratuitos, outras atrações populares incluem shows gratuitos (34%), trios elétricos gratuitos (29%) e blocos de rua pagos (28%). Já os desfiles de escolas de samba atraem 15% dos entrevistados.

Quem pretende cair na folia?

A pesquisa mostra que 35% dos brasileiros pretendem festejar o carnaval este ano. O índice é maior entre jovens de 18 a 29 anos (43%), enquanto entre os que têm 50 anos ou mais, a intenção cai para 28%.

Cultura ou bagunça?

Para 70% dos brasileiros, o carnaval é uma manifestação cultural importante, enquanto 30% o veem apenas como “bagunça”. Além disso, 69% acreditam que a festa deve ser democrática e acessível a todos, destacando sua importância em um país marcado por desigualdades sociais.

Outro dado relevante é que 67% dos entrevistados consideram o carnaval uma oportunidade para as pessoas aproveitarem melhor os espaços públicos das cidades.

Responsabilidade e prevenção

A pesquisa também mostra que a maioria dos foliões reconhece a importância da segurança e da prevenção durante o carnaval.
•96% apoiam campanhas para conscientização no trânsito.
•95% concordam com ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os dados reforçam que “alegria não precisa vir acompanhada de imprudência” e que os brasileiros querem um carnaval mais seguro e responsável.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Blocos de carnaval
<