Arte e Cultura

ARTES

Arquiteta piauiense expõe em coletivo na galeria da Câmara dos Deputados

A exposição é o resultado de trabalhos artísticos produzidos durante a pandemia da Covid-19

Da Redação

Domingo - 09/07/2023 às 11:30



Foto: Luiz Brandão A arquiteta Lívia Brandão: exposição em Brasília
A arquiteta Lívia Brandão: exposição em Brasília

A arquiteta piauiense Lívia Brandão está entre os nove artistas que estão expondo pinturas, fotografias e gravuras na galeria do Centro Cultural do Anexo IV, da Câmara dos Deputados, em Brasília. A exposição começou dia 26 de junho e vai até 10 de agosto.

Além de Lívia Brandão, a exposição "Teleférico" conta com os artistas Fernando Pericin, Lynn Carone, Felipi Santos, Fabiane de Souza, Pedro Lacerda, Caio Sato, Rodrigo Torres e Artur Cabral. Em 2018 todos estudaram com a professora Denise Camargo numa disciplina de pós-graduação em artes visuais da Universidade de Brasília - UNB, e em 2020 se uniram no coletivo LMNA (Lâmina). Agora levaram para a Câmara sete de seus teleféricos artísticos.

Os teleféricos são como mapas visuais abertos, unidos por cabos comunicantes — teias que revelam a sucessão de fotos e textos compartilhados, transportando inquietudes e ficções. Trata-se de obras criadas de forma colaborativa, estruturadas ao acaso, num sistema de intercâmbio e interpretação.

De acordo com os artistas, a ideia do coletivo é estabelecer diálogos ao investigar a expressividade das imagens em relação a outras imagens, destacando aspectos como contaminação e dinamicidade em seus contextos de fluxo e criação. Nesse caso, a metodologia do jogo estético e poético se tornou uma inspiração para a criação artística.

"LMNA. Esse é o nome do coletivo. Na descrição do material exposto estão todos os integrantes e suas mini biografias. Esse coletivo nasceu em 2020, durante a pandemia. O grupo se conheceu nas aulas de fotografia de Denise Camargo. Durante as aulas, o grupo se deu muito bem e resolveu continuar as provocações artísticas", explica a arquiteta.

Lívia Brandão informa que a exposição é a primeira - coletiva - do grupo. "Esse trabalho, chamado Teleférico, surgiu a partir da impossibilidade de encontros presenciais. Veio a ideia da criação de uma obra virtual, por meio de trocas de imagens e atravessamentos visuais. É um jogo: um recebe uma imagem via whatsapp de algum integrante do grupo e, a partir disso, cria uma nova imagem a partir da imagem recebida, como um telefone sem fio", explica a arquiteta.

Ela ressalta que a obra se revela ao final, quando todos participam. Ela se dá com o conjunto das imagens. Elas sozinhas são apenas fragmentos. Só se completam no co junto.

Além das obras coletivas, também fazem parte da exposição outros trabalhos individuais dos nove artistas, como cianotipias, pinturas, videoartes e grafites sobre papel.

Serviço

Exposição Teleférico, do coletivo LMNA
Visitação: de 26 de junho a 10 de agosto de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h30.

Local: Galeria Décimo – Anexo 4 da Câmara dos Deputados, 10º andar.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: