Ciência & Tecnologia

Seplan realiza treinamentos para utilização da plataforma STEP

A plataforma STEP é uma plataforma do Banco Mundial necessária para a inclusão e monitoramento dos planos de Aquisições

Segunda - 26/11/2018 às 23:11



Foto: Ascom Treinamento
Treinamento

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), realizou nesta segunda (26), no Laboratório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), treinamento para uso da plataforma STEP (Sistema de Acompanhamento de Aquisições). O treinamento foi direcionado a técnicos das 11 secretarias de governo com ações previstas no Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social- IPF.

A plataforma STEP é uma plataforma do Banco Mundial necessária para a inclusão e monitoramento dos planos de Aquisições do Componente de Assistência Técnica no âmbito do Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social- IPF. O projeto é uma parceria do Governo do Estado e Banco Mundial, com ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

A diretora da Unidade Gestora do Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social, Maira Bandeira, explica a importância do treinamento para o monitoramento das ações: “A gente considera importante que cada órgão tenha essa apropriação do seu plano de aquisições, então, com esse treinamento, os próprios órgãos vão passar a inserir os dados do plano de aquisições, não só as ações que vão ser realizadas mas também cada fase da licitação dessas ações”, esclarece Maíra.

Até então, toda a alimentação do sistema era realizada pela Seplan, através da UGP, e os órgãos não tinham apropriação do seu plano de aquisições. Maíra acredita que a partir do treinamento, a alimentação e o monitoramento vão acontecer de forma mais dinâmica: “Assim conseguimos monitorar os prazos, quais são os gargalos, onde está demorando mais tempo, onde está indo mais rápido, e isso pode ajudar a gente, no futuro, a melhorar o tempo de licitação no estado”, completa Maíra

 A técnica Nádia Pessoa, da Secretaria de Administração, destaca a importância do treinamento no que tange à capacitação e atualização dos servidores que desenvolvem atividades relacionadas a procedimentos licitatórios. “Além da capacitação ele traz a atualização da legislação. Embora a gente trabalhe com plano de acordo, esse plano vem sofrendo atualização constante, então é interessante que a gente tome conhecimento dessa atualização, bem como da legislação”. Diz Nádia.

A técnica acrescenta que outro ponto importante do curso é a aproximação que existe entre os servidores que desempenham as atividades semelhantes e os consultores. “Muitas vezes quem atua nesses procedimentos licitatórios possui dúvidas na execução das atividades. Então quando a gente participa de um encontro como esse a gente troca contatos e discute dúvidas que acabam surgindo no dia-a-dia, além de estar mais próximo dos consultores do banco”, diz ela.

Para a terça (27), está previsto um novo encontro entre os técnicos dos 11 órgãos e os consultores do Banco Mundial. O encontro acontecerá nos turnos manhã e tarde, e será também um momento para tirar dúvidas: “ A gente tá chamando de treinamento tira-dúvidas, em que os consultores do Banco Mundial vão falar sobre os métodos de aquisição que são mais utilizados pelo nosso projeto, que são shopping, consultoria individual, consultoria de empresa e pregão eletrônico e vão tirar dúvidas dos órgãos”, finaliza Maíra Bandeira.

Fonte: Ascom Seplan

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: