Ciência & Tecnologia

Aura: Vivo atenderá clientes com assistente virtual no Brasil

Batizada de Aura, tecnologia foi apresentada ao público no ano passado, mas só em 2018 chegará ao serviço de atendimento aos clientes.

Segunda - 26/02/2018 às 13:02



Foto: vivofixosp.com.br Vivo
Vivo

A Vivo atenderá clientes no Brasil com uma assistente pessoal, criada com inteligência virtual nos moldes de Siri (Apple), Assistente (Google) e Cortana (Microsoft). A novidade foi apresentada pela Telefónica, matriz da Vivo, neste domingo (25) durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha.

Chamada de Aura, a assistente havia sido apresentada no ano passado, mas só agora chegará aos clientes. Além do Brasil, onde se chamará Meu Vivo Mais, o serviço será lançado na Argentina, Alemanha, Chile, Reino Unido e Espanha. Ela fará atendimentos por meio de um aplicativo próprio. A partir de comandos de voz pelo app ou de mensagens pelo Facebook, Aura poderá informar:

- Créditos disponíveis e a data em que vencem;

- Quantos dados ainda restam no pacote mensal;

- Valor da conta e data do vencimento.

"Nós queremos que nosso consumidores falem com a tecnologia e consigam resolver as coisas", afirmou José María Álvarez-Pallete, presidente do conselho da Telefónica.

"Aura simplifica a vida dos nossos consumidores, porque é construída em uma interface de voz. Ela aprende a língua dos nossos consumidores, para que eles não precisem falar a língua das máquinas", diz Mike Evans, presidente-executivo da Telefónica. Aura também será liberada para conversar com as pessoas pelo Facebook. A integração já funcionará no Chile e na Alemanha, onde os clientes da Telefónica serão atendidos via mensagens enviadas pelo aplicativo de bate-papo Messenger.

A parceria irá além de informações sobre serviços. Quando houver alguma situação de emergência, como uma enchente ou terremoto, e o Safety Check do Facebook for ativado, Aura avisará as pessoas do incidente pelo Messenger e via app. Ela também perguntará a elas se querem informar seus conhecidos. No futuro, ela será integrada ao Assistente Google e à Cortana, da Microsoft. "A Telefónica é uma das primeiras empresas de telecomunicações a se unir ao Assistente Google", afirmou Scott Huffman, vice-presidente para a plataforma no Google.

Durante o evento, feito na casa do Barcelona, Huffman cometeu a ousadia de perguntar quem é o melhor jogador de futebol do mundo. A resposta seria Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, mas o Assistente Google afirmou que, além do português, "especialistas costumam apontar como melhor jogador do mundo" Neymar Jr. e Lionel Messi. A parceria entre Aura e Cortana começará a funcionar no Reino Unido ainda em 2018.

"Ela vai abrir um novo horizonte para nossos clientes interagirem conosco", explicou Christian Gebara, vice-presidente executivo da Telefônica no Brasil. A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil. Uma das poucas empresas a ganhar clientes em 2017, quando 8 milhões de acessos foram encerrados no país, a empresa fechou o ano com 74,94 milhões de linhas ativas.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: