CONFIRA

Veja o que abre e fecha durante o final de semana de lockdown

Com a medida, ficarão suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais


Praça da Bandeira, no Centro de Teresina (Foto: Outubro/2019)

Praça da Bandeira, no Centro de Teresina (Foto: Outubro/2019) Foto: Alinny Maria

Durante a vigência do decreto estadual, publicado e assinado pelo governador Wellington Dias, somente serviços essenciais devem estar em funcionamento. A medida foi tomada com o objetivo de barrar a transmissão do coronavírus na cidade e leva em consideração o atual momento que a saúde do estado vive, além do risco de um colapso no sistema de saúde.

De acordo com o decreto ficam suspensas atividades econômico-sociais, com exceção de atividades consideradas essenciais. Além disso, ficam suspensas também eventos culturais, atividades esportivas e sociais, assim como o funcionamento de boates, casas de shows e qualquer tipo de estabelecimentos que promova atividades festivas, em espaço público ou privado.

O que pode funcionar:

– Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

– oficinas mecânicas e borracharias;

– lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;

– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

– distribuidoras e transportadoras;

– serviços de segurança pública e vigilância;

– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;

– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

– bancos e lotéricas.

Igrejas estão autorizadas a funcionar?

Igrejas e templos religiosos não estavam autorizados a funcionarem presencialmente, mas um decreto do governo estadual liberou a atividade. Sendo assim  desde que  as medidas sanitárias de proteção para a contenção da Covid-19, sejam respeitadas templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão ficar abertos nos dias 18, 19 e 20 de março, mas serão vedadas atividades presenciais. No domingo (21), o funcionamento das atividades religiosas presenciais deverá ser com público limitado a 30% da sua capacidade, não podendo a celebração ultrapassar duas horas de duração.

A fiscalização das determinações estabelecidas pelo decreto serão feitas pela vigilância sanitária estadual e municipal, com o apoio das Polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, que poderão solicitar apoio da Polícia Federal, da Policia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual caso seja necessário.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: