
Teresina (PI) - Motoristas e cobradores da empresa de ônibus da empresa Transcol paralisaram as atividades no início da manhã desta segunda-feira (13) e milhares de usuários ficaram sem transporte público por duas horas em Teresina. Os ônibus não saíram das garagens e as paradas ficaram lotadas.
A Transcol possui 75 veículos e 340 profissionais, fazendo parte do maior consórcio do transporte público da capital. A empresa atende os bairros da zona Sul. A paralisação ocorreu das 5h às 7h e o no momento os ônibus já circulam normalmente.
De acordo com Antônio Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), os trabalhadores querem melhores condições de trabalho e o pagamento correto daqueles que atuam nas empresas que fazem parte do Consórcio Sul.
Segundo Antônio Cardoso, houve o descumprimento de regras da CLT por parte dos empresários. Os trabalhadores foram contratados formalmente para trabalhar somente um período, mas tiveram que trabalhar dois períodos e estão recebendo apenas metade dos benefícios previstos na CLT.
O Sintetro acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) deve haver uma reunião entre os trabalhadores e representantes da Transcol mediada pelo MPT.