Em alusão ao dia Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , lembrado nesta quarta-feira (18), o Observatório da Mulher mostrou dados relacionados aos crimes de violência sexual, estupro e assédio das mulheres que moram em Teresina. Segundo os dados, o índice de violência sexual é maior em mulheres de 0 até os 19 anos.
A data, 18 de maio, foi determinada pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos, sequestrada e violentada no Espírito Santo.
O documento foi preparado pelo Observatório Mulher Teresina, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). Os dados comparam ao ano de 2020, primeiro ano de pandemia por COVID-19 a 2021 e revelam um aumento no índice de violência sexual.
Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Ministério da Saúde (MS) relacionado à violência interpessoal, o Observatório Mulher Teresina aponta que de 96% dos casos contra pessoas do sexo feminino, 78,5% eram meninas entre 0 a 19 anos.
Outro dado importante foi com relação ao contexto em que a mulher vive, quanto menor a idade da mulher, maior a ocorrência da violência sexual no espaço escolar. Quanto maior a idade, maior a ocorrência em vias públicas.
Suziane Santos, técnica do Observatório, faz uma análise dos dados.“É importante pontuar que meninas pardas de 10 a 14 anos foram as que mais sofreram violência sexual”. O percentual de estupro contra meninas de 10 a 14 anos de 2011 a 2021 apresenta 72% dos casos, em relação ao assedio sexual 76%. Entre 2011 a 2021, 612 meninas já haviam sofrido episódios de violência outras vezes, representando 42% dos casos.
Crianças e adolescentes participam de ação voltada para o Dia D de combate à violência sexual infantojuvenil
Na manhã desta quarta-feira (18), os jovens assistidos pelos serviços sociais da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e de outras instituições que atuam na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, realizaram a distribuição de material informativo para alertar a sociedade sobre a importância do combate à exploração sexual infantojuvenil no Piauí.
Equatorial Piauí premia municípios destaque em cadastros na Tarifa Social de Energia
Representantes do transporte alternativo se reúnem com secretário de governo nesta terça