Cidade

LIXO ACUMULADO

Moradores denunciam paralisação da coleta de lixo em vários bairros de Teresina

Acúmulo de resíduos gera transtornos, mau cheiro e riscos à saúde pública

Lília Ferreira (*)

Terça - 19/08/2025 às 10:26



Foto: Montagem/ Piauí Hoje Acúmulo de lixo nas ruas
Acúmulo de lixo nas ruas

A coleta de lixo em Teresina está paralisada desde a última sexta-feira (15), e o acúmulo de resíduos já compromete a rotina de moradores em diversos bairros da cidade. Sem o serviço regular, áreas de descarte irregular surgiram em vários pontos, gerando transtornos e riscos à saúde pública.

No bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital, uma moradora que preferiu não se identificar relatou que a situação piorou nos últimos dias. “A situação está inadmissível. Moro em frente a um local onde antes só jogavam entulho, mas agora virou um depósito de lixo doméstico. Já faz tantos dias que o caminhão de coleta não passa que as pessoas começaram a descartar lixo aqui. Está tudo uma sujeira só”, afirmou.

Na zona Leste, moradores do bairro Socopo também enfrentam os impactos da paralisação. “O lixo está acumulado nas calçadas, tem mau cheiro e atrai insetos e ratos. A gente não sabe quando vão voltar a recolher”, relatou um morador.

Em nota enviada ao Portal Piauí Hoje, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informou que está ciente dos problemas na coleta domiciliar em diversos bairros da capital e que vem notificando e cobrando insistentemente o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pelo serviço. A empresa destacou que o consórcio “há muito tempo vem causando transtornos à população de Teresina”.

Confira a nota na íntegra

A ETURB – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que está ciente dos problemas na coleta domiciliar em diversos bairros da capital e reitera que vem notificando e cobrando insistentemente o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pelo serviço, que há muito tempo vem causando transtornos à população de Teresina.

A Prefeitura de Teresina considera inaceitável a conduta do consórcio, que, além de não executar de forma adequada o trabalho de limpeza urbana, chegou a desligar os GPS dos caminhões para mascarar a ausência de coleta em determinados bairros. Esse tipo de prática é grave e não será tolerado.

A gestão municipal já trabalha na mudança da empresa responsável pela coleta domiciliar e na publicação de um edital definitivo para regularizar o serviço. Além disso, por decisão judicial proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foram derrubadas todas as liminares anteriormente concedidas em mandados de segurança, o que permite a continuidade do processo de dispensa e dos trâmites necessários para a nova contratação.

A ETURB reforça seu compromisso com a população de Teresina e assegura que está tomando todas as medidas cabíveis para garantir a regularidade e a qualidade da limpeza pública da cidade.

Situação do acúmulo de lixo em uma rua da zona Norte:

(*) Lília Ferreira é estagiária sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

#Coleta lixo #Teresina