Teresina (PI) - O complexo turístico Cabeça de Cuia, localizado no Encontro dos Rios, na zona norte de Teresina, agora possui uma Unidade Integrada da Segurança Pública (UISP). Sua inauguração ocorreu nesta quinta-feira, dia 16, com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Segurança, Chico Lucas, e outras autoridades.
"A Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) do Encontro dos Rios, entregue nesta manhã, operará 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e uma patrulha náutica para o monitoramento dos rios", ressaltou Fonteles.
O governador do Piauí também destacou que a UISP inaugurada hoje atenderá à população de uma região que abriga dois grandes pontos turísticos de Teresina, muito frequentados: o Parque Encontro dos Rios e o Polo Cerâmico.
Fonteles afirmou ainda que serão instaladas dez Unidades Integradas de Segurança Pública em Teresina. A unidade inaugurada hoje servirá como base para o policiamento fluvial, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), realizando ações educativas, patrulhamento preventivo para preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais.
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), também participou da cerimônia e afirmou que a integração dos órgãos de segurança pública agiliza o atendimento à população e torna a cidade mais segura e acolhedora.
"Além do novo centro, o governador anunciou a Patrulha Cidadã nos bairros, fortalecendo a conexão entre a comunidade e as forças de segurança. Essa integração agiliza o atendimento, tornando a cidade mais segura e acolhedora. A visão é ter centros integrados em cada zona da cidade, promovendo segurança em áreas estratégicas", disse Fábio Novo.
Por fim, Rafael Fonteles mencionou que a reestruturação das polícias já está mostrando efeitos, com a redução de homicídios na capital pelo quinto mês consecutivo. "E vamos continuar nesse caminho para que todos possam viver com mais tranquilidade", concluiu.
O investimento totalizou R$ 390 mil provenientes do Tesouro Estadual e contempla ambientes climatizados, incluindo duas salas para atendimento ao público, alojamento para os policiais, banheiro, copa, além de uma área de convivência, espaço cultural e estacionamento dedicado a viaturas. Toda a infraestrutura, equipada com internet, computadores e mobiliário, atende aos padrões necessários para a efetividade das atividades policiais.