Brasil

FUGA

Veja fotos e vídeos do desembarque de Flávio Bolsonaro nos EUA durante fuga do Brasil

Senador chegou a Miami nesta quarta-feira (28) com a esposa e as duas filhas, após viajar em um jatinho particular que saiu da Argentina e fez escala no Equador

Por Redação

28 de outubro de 2026 às 10:52 ▪ Atualizado há 31 minutos

Ver resumo
  • Flávio Bolsonaro e sua família chegaram aos EUA na manhã de quarta-feira (28), desembarcando em Miami.
  • A viagem de jatinho particular começou na Argentina, com escala no Equador.
  • A saída ocorreu em meio a uma ordem judicial do STF que proibia sua saída do Brasil devido a uma investigação.
  • Flávio não entregou os passaportes como exigido pelo ministro Alexandre de Moraes.
  • A família cruzou a fronteira para a Argentina antes de embarcar, sem sobrevoar o espaço aéreo brasileiro.
  • A decisão de restrição de viagem está ligada a um caso de suspeita de lavagem de dinheiro.
  • O governo dos EUA concedeu vistos para a entrada de Flávio e sua família no país.
  • O presidente Donald Trump comentou a viagem, expressando aprovação.

G1 Globo Flávio Bolsonaro desembarca nos EUA
Flávio Bolsonaro desembarca nos EUA

O senador Flávio Bolsonaro (PL) chegou aos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (28), acompanhado da esposa, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, e das duas filhas do casal. O desembarque ocorreu no aeroporto executivo Opa-locka, em Miami, após uma viagem em um jatinho particular que partiu da Argentina e fez escala no Equador.

1793196240578.jpg
Flávio Bolsonaro e família chegam aos EUA — Foto: Reuters

A chegada foi registrada em imagens que mostram o senador em território norte-americano. A viagem ocorreu depois que Flávio deixou o Brasil na noite de terça-feira (27), cruzando a fronteira com a Argentina antes de embarcar na aeronave com destino aos Estados Unidos.

O deslocamento aconteceu em meio a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a entrega dos passaportes do parlamentar à Polícia Federal (PF) e proibiu sua saída do país. Flávio não entregou os documentos no prazo estabelecido pela decisão judicial.

2026-10-28t133344z-931556810-rc2dcoanfocy-rtrmadp-3-brazil-usa.webp
Flávio Bolsonaro desembarca nos Estados Unidos — Foto: Eva Marie Uzcategui/Reuters

Trajeto até os Estados Unidos

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades argentinas, Flávio e os familiares entraram na Argentina às 22h50 de terça-feira, pela Ponte Internacional Tancredo Neves, na região de Foz do Iguaçu, na fronteira com Puerto Iguazú.

Cerca de 40 minutos depois, o grupo embarcou em um avião particular operado pela empresa Baires Fly S.A. A aeronave utilizada foi um Gulfstream G400, de matrícula LV-JQW, que seguiu inicialmente para Guayaquil, no Equador, antes de continuar a viagem para Miami.

O voo não atravessou o espaço aéreo brasileiro. Conforme dados do serviço de monitoramento aéreo FlightAware, a aeronave sobrevoou outros países sul-americanos antes de chegar ao destino final, nos Estados Unidos.

1793196965119.jpg
Flávio Bolsonaro desembarca nos EUA — Foto: Eva Marie Uzcategui/Reuters

A confirmação da entrada de Flávio na Argentina foi divulgada pelo governo do país vizinho na madrugada de quarta-feira, após informações sobre a saída do senador do Brasil circularem na imprensa.

imagem-1-.webp
Voo LV-JQW aterrissa em Miami, nos Estados Unidos, em 28 de outubro de 2026. — Foto: NBC

Entenda a decisão sobre os passaportes

A restrição de viagem foi determinada por Alexandre de Moraes no domingo (25), no contexto de uma investigação que envolve Flávio Bolsonaro e o advogado Willer Tomaz. O caso apura suspeitas relacionadas a lavagem de dinheiro em um suposto esquema envolvendo empresas do jurista e plataformas de apostas. O processo tramita sob sigilo de Justiça.

Antes da viagem, a Polícia Federal havia apontado ao STF riscos considerados concretos e atuais de que o senador deixasse o Brasil. Entre os fatores mencionados estavam declarações públicas do deputado cassado Eduardo Bolsonaro, irmão do parlamentar, defendendo que ele saísse do país em caso de derrota eleitoral, além de recursos financeiros e estruturas que poderiam facilitar sua permanência no exterior.

Na segunda-feira (26), Flávio publicou um vídeo em uma rede social no qual confirmou que havia sido intimado a entregar os passaportes e criticou a decisão judicial. Na ocasião, afirmou que pretendia continuar atuando na oposição ao governo Lula.

Governo dos Estados Unidos concederá vistos

O Departamento de Estado norte-americano informou que concederia vistos a Flávio Bolsonaro e aos familiares para permitir a entrada no país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também comentou a viagem nesta quarta-feira. Questionado por jornalistas, declarou que aprovava a ida do senador ao país e voltou a criticar o processo eleitoral brasileiro.

Até a última atualização das informações utilizadas nesta reportagem, Flávio Bolsonaro ainda não havia se manifestado publicamente após a chegada aos Estados Unidos.

Fonte: G1 Globo



Siga no WhatsApp (abre em uma nova aba)