Brasil

BATEU O MARTELO

Uber confirma que não terá taxa extra de Ar-condicionado em corridas

A empresa condenou a cobrança extra pelo equipamento, mas não especificou medidas contra motoristas sem ar-condicionado funcionando

Edmilson Junior / Estagiário sob supervisão

Sexta - 19/01/2024 às 15:30



Foto: @DR Aplicativo UBER
Aplicativo UBER

A Uber confirmou a possibilidade de solicitar o uso de ar-condicionado em todas as corridas, em resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. A empresa condenou a cobrança extra pelo equipamento, mas não especificou medidas contra motoristas sem ar-condicionado funcionando.

Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirma que o valor da corrida é o visualizado na contratação, sem cobranças adicionais. Sobre o ar-condicionado, destacou políticas próprias das plataformas associadas e a responsabilidade do motorista pela manutenção do veículo.

A 99 não respondeu à secretaria, que comunicará à Amobitec a falta de posicionamento. A secretaria abrirá processo administrativo, alertando sobre medidas legais possíveis.

“A resolução prevê que as informações entre as plataformas, motoristas e passageiros sejam claras e precisas. O consumidor não pode ser surpreendido por cobranças extras. Seguimos observando o cumprimento da resolução. Diante de novas denúncias, vamos apurar”, afirmou, em nota, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Mais de 400 mensagens sobre ar-condicionado em carros por aplicativo foram enviadas à secretaria. Passageiros lesados podem contatá-la pelo WhatsApp (21) 9336-4848 ou canais oficiais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: