BELEZA

Tonalizante ou Tintura: qual a melhor opção para meus cabelos?

Mudar a cor dos cabelos exige conhecimento sobre os fios e sobre as opções disponíveis no mercado. Tudo impacta no resultado


Pintura de cabelos

Pintura de cabelos Foto: Divulgação

O que usar para pintar os cabelos: tonalizante ou tintura? Assim como você já teve essa dúvida, diversas outras mulheres também já tiveram, afinal, os dois produtos são usados para alterar a cor dos fios, mas possuem funções e objetivos diferentes.

Quer conhecer a diferença entre eles? Continue a leitura a seguir.

Como escolher entre tonalizante ou tintura para pintar o seu cabelo 

Antes de decidir escolher entre tonalizante ou tintura, vamos explicar a diferença entre eles. O tonalizante tem como principal função intensificar a cor do seu cabelo e dar brilho. Ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, pois não possui amônia, evitando, dessa forma, fios danificados.

É importante destacar que o tonalizante sem amônia não clareia os cabelos, mas serve para esconder, por exemplo, os primeiros fios brancos, porém, não cobre por completo. Ele também pode ser usado por quem tem o cabelo virgem e quer dar um toque de brilho e deixar o tom dos fios mais suaves.

Já a tintura é um tipo de coloração mais potente e permanente. Por possuir amônia e uma maior quantidade de água oxigenada na fórmula, a tintura faz com que o pigmento penetre diretamente na fibra capilar. Por isso que a tinta dura mais tempo e pode cobrir até 100% dos cabelos brancos.

Entretanto, a tintura agride mais os fios, podendo ocasionar ressecamento e deixá-los quebradiços. Dessa forma, indicamos que, antes de aplicar a tinta, analise se os seus cabelos estão saudáveis o suficiente para receber a aplicação. Esse procedimento é imprescindível para que não haja queda ou outros danos aos fios.

Abaixo, separamos as principais diferenças que irão lhe ajudar na escolha entre tonalizante ou tintura. Veja:

A tintura age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de forma permanente. Ela retira a cor natural dos fios e substitui pela cor escolhida;

A coloração permanente, ou seja, a tintura, não é compatível com todo tipo de química, como o hidróxido de sódio, henna, entre outras;

O tonalizante é semipermanente, ele age como uma maquiagem que vai se desbotando à medida em que se lava o cabelo. Ele deposita pigmentos de cor apenas na cutícula do fio;

O tonalizante sem amônia é menos abrasivo.

Dicas para o uso dos tonalizantes 

 

Se você já é adepta da tintura, mas deseja dar um tempo com o produto e usar tonalizante, você deve escolher uma cor que seja próxima à última tintura usada nos seus fios.

E se você quer retirar o aspecto amarelado do cabelo, opte por tonalizantes com pigmentos acinzentados ou prata.

 

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: