Brasil

Pescador encontra fóssil de dinossauro no Maranhão

encontrado Maranhão dinossauro fossil

Segunda - 11/05/2015 às 14:05



Foto: ufma Fóssil de animal pré-histórico encontrado no Maranhão
Fóssil de animal pré-histórico encontrado no Maranhão
 Um fóssil de dinossauro que pode ter entre 95 e 99 milhões de anos foi encontrado em Cajapió, noroeste do Maranhão. A confirmação de que se trata de um fóssil de dinossauro foi feita por um grupo de biólogos da cidade, chamado Hispedabiotec.

Indicações preliminares mostram que trata-se de um animal subadulto ou uma espécie de pequeno porte, medindo entre 10 a 15 metros. Em um primeiro contato, foi detectado a parte dorsal do animal, incluindo o úmero e parte da caixa torácica.

"Claramente se trata de um dinossauro herbívoro. Pelas características morfológicas dos ossos, a gente consegue determinar ou espécie, ou gênero ou família dentro desse grupo", explicou o responsável pelo Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Manuel Alfredo Medeiros.

Representantes da UFMA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão irão ao local, nos próximos dias, para fazer a coleta dos materiais e posteriormente a catalogação do animal.

O trabalho de escavação e coleta ficou sob a responsabilidade da UFMA e da UFRJ. Segundo o professor Manuel Medeiros, a ação será conjunta, mas todo o material encontrado ficará em solo maranhense.

“Ainda não sabemos se é um fóssil completo. As escavações devem durar cerca de 15 dias, e só depois obteremos dados mais completos”, destacou.

Fonte: ufma

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: