
Indicações preliminares mostram que trata-se de um animal subadulto ou uma espécie de pequeno porte, medindo entre 10 a 15 metros. Em um primeiro contato, foi detectado a parte dorsal do animal, incluindo o úmero e parte da caixa torácica.
"Claramente se trata de um dinossauro herbívoro. Pelas características morfológicas dos ossos, a gente consegue determinar ou espécie, ou gênero ou família dentro desse grupo", explicou o responsável pelo Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Manuel Alfredo Medeiros.
Representantes da UFMA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão irão ao local, nos próximos dias, para fazer a coleta dos materiais e posteriormente a catalogação do animal.
O trabalho de escavação e coleta ficou sob a responsabilidade da UFMA e da UFRJ. Segundo o professor Manuel Medeiros, a ação será conjunta, mas todo o material encontrado ficará em solo maranhense.
“Ainda não sabemos se é um fóssil completo. As escavações devem durar cerca de 15 dias, e só depois obteremos dados mais completos”, destacou.
Fonte: ufma