O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um novo procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. A cirurgia, que iniciou por volta de 7h25 e durou cerca de uma hora, transcorreu sem complicações. O cardiologista Roberto Kalil Filho afirmou que o presidente está acordado e conversando normalmente.
O procedimento foi uma embolização da artéria meníngea média, uma técnica minimamente invasiva que visa bloquear o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro. Lula continua internado na UTI e ainda não tem previsão de ser transferido para o quarto. Mais informações sobre sua recuperação serão divulgadas em uma coletiva de imprensa marcada para as 10h.
Lula está no hospital desde terça-feira (10/12), após apresentar sintomas relacionados a um acidente doméstico ocorrido em outubro, que causou dores de cabeça e sonolência. No mesmo dia, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência. O presidente já se recupera bem e teve visitas de ministros na quarta-feira (11/12), quando conversou com eles.
Fonte: Metropoles