O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou, nesta segunda-feira (20), durante uma reunião com ministros, que torce para o sucesso do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que toma posse hoje. Mesmo com diferenças ideológicas, Lula destacou que os EUA continuarão sendo um parceiro histórico para o Brasil.
Lula afirmou: "Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo americano melhore, e para que os americanos continuem sendo um parceiro histórico do Brasil."
Além disso, o presidente brasileiro voltou a ressaltar que não deseja conflitos em sua política externa. "Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia. Nós queremos paz. Nós queremos harmonia. Nós queremos ter uma relação em que a diplomacia seja a coisa mais importante, e não a desavença e a encrenca", concluiu.
Fonte: Brasil 247