
O juiz federal teresinense Roberto Carvalho Veloso foi nomeado pelo presidente Lula para o cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28).
Prestes a completar 60 anos (25 de novembro), Roberto Veloso é o terceiro teresinense a assumir cadeira de desembargador federal na Corte nos últimos anos. Também são teresinenses, o ministro Kássio Nunes Marques do STF (que também foi desembargador do TRF-1) e Carlos Pires Brandão, desembargador federal no mesmo tribunal.
Ministro Kássio Nunes Marques do STF e Desembargador Carlos Pires Brandão
Roberto Veloso é piauiense, mas atua como juiz federal no estado do Maranhão. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, cursou e concluiu mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Foi presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais - ANJUF . É membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e a coordenação do Curso de Especialização em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Antes da magistratura federal, Roberto Veloso atuou como promotor de Justiça do Maranhão e juiz dos tribunais regionais eleitorais do Piauí e do Maranhão.
Foi advogado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí - FETAG, do Sindicato dos Urbanitários do Piauí e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Teresina.