Brasil

Eleição deste ano terá urna eletrônica mais rápida e moderna

O TSE comprou quase 225 mil novas urnas eletrônicas

Da Redação

Sexta - 08/04/2022 às 12:39



Foto: TSE Novo modelo de urnas eletrônicas
Novo modelo de urnas eletrônicas

Nas eleições de outubro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral vai usar um novo tipo de urna. As novas urnas são maiores e os teclados ficam posicionados mais ao centro, favorecendo os destros e canhotos. A tecla "CONFIRMA" também se destaca. 

O TSE comprou quase 225 mil novas urnas eletrônicas, que vão se juntar a outras 352 mil de modelos anteriores. O sistema mantém nível máximo de segurança da votação. A velocidade de processamento das informações ficou 18 vezes mais rápida. As mudanças também vão atingir os equipamentos de identificação do eleitor, tornando o processo mais rápido e eficiente.

O TSE garante que somente o sistema e programas desenvolvidos pela corte eleitoral e certificados pela Justiça Eleitoral podem ser executados nos equipamentos, que usa o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais. Nenhuma urna se conecta a qualquer tipo de rede, internet ou bluetooth, o que torna o sistema imune a vírus ou à ação de hackers, e garante a segurança da votação.

Fonte: Com informações do Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: