
Quase 1.400 benefícios previdenciários e assistenciais começaram a ser pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em fevereiro, aos moradores de Picos, no Piauí. A antecipação, segundo o órgão, tem como objetivo favorecer as famílias vítimas das enchentes que assolou a cidade em janeiro deste ano.
De acordo com o INSS, o valor pago a cada beneficiário corresponde a uma renda mensal, que varia conforme o benefício – o valor mínimo é o do salário mínimo (R$ 1.518). O total das antecipações é estimado em cerca de R$ 66 milhões.
A medida foi adotada após o reconhecimento do estado de calamidade pública em Picos pela União. O estado também foi decretado pela prefeitura da cidade e pelo governo do Piauí.
Como receber?
O interessado deve procurar uma agência do INSS e declarar que tem interesse em receber o valor. Caso contrário, a quantia não será liberada.
De acordo com o superintendente do instituto no Nordeste, Caio Figueiredo “A novidade se aplica aos beneficiários domiciliados em Picos, na data do respectivo reconhecimento da calamidade pública, ainda que os benefícios sejam mantidos em outros municípios”.
O INSS anunciou a antecipação da análise de quase 1.300 requerimentos de benefícios em Picos. Os beneficiários começarão a receber os pagamentos assim que os requerimentos forem aprovados.