Um total de 30 jovens, estudantes do ensino médio, com idades entre 16 e 19 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas do estado do Piauí, vão participar este ano do projeto Parlamento do Futuro, cuja 1ª edição será realizada em novembro na Assembleia Legislativa do Piauí - Alelo.
O projeto é do deputado estadual Francisco Limma (PT) e será desenvolvido pela Escola do Legislativo da Alepi. Escola é dirigida pelo petista.
Segundo o deputado, a iniciativa conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Educação, com a mobilização, orientação e execução do projeto junto às 21 Gerências Regionais de Educação - GREs, e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI, com o apoio técnico.
“É um projeto de apoio à cidadania e à democracia. Ele simula todo um processo eleitoral com a formação do partido, das chapas, a eleição e esses jovens selecionados vão passar três dias na Alepi exercitando o papel de um parlamentar. Eles vão conhecer a estrutura, formar as comissões, discutir o projetos de lei, debater as ideais e entregar para a mesa diretora da Alepi. Também quer permitir desmistificar a política e mostrá-la como instrumento importante da democracia”, disse o deputado.
O processo de escolha acontece na segunda quinzena do mês de novembro e em janeiro eles terão a vivência, durante o recesso da Alepi. Contarão também com o acompanhamento das assessorias parlamentares. Com o projeto, os jovens terão a oportunidade também de aplicar situações da prática legislativa.
Farão parte jovens dos 12 territórios de desenvolvimento, de acordo com o mapa temático do Piauí 2022. Cada GRE indicará uma escola de sua gerência para participar do projeto e um (a) técnico (a) de Ensino de sua gerência para acompanhar o projeto.
Os suplentes serão classificados de acordo com o número de votos obtidos e assumirão no caso de impossibilidade dos candidatos eleitos. Cada partido elegerá seus parlamentares do futuro e seus suplentes e indicará um (a) professor (a) de sua unidade para acompanhar o projeto.
Vão acontecer convenções dos partidos temáticos, filiação partidária, campanha eleitoral, eleição em cada cidade sede das gerencias regionais. Em Teresina, haverá a posse, diplomação e atividades parlamentares.
Leia também:
Teresina vai ganhar mais de 1 mil unidades do Novo "Minha Casa, Minha Vida"
Deputado federal Átila Filho representará o Brasil no Parlamento do Mercosul
Preso o PM que matou policial civil em Parnaíba
Professor do IFPI é acusado de abuso sexual contra ex-aluna

Dê sua opinião: