Professor da UFPI ganha prêmio nacional com projeto sobre energia solar


Marcos Lira

Marcos Lira Foto: Divulgação

O desenvolvimento de projetos baseados em energia solar, no Piauí, fez do professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Marcos Lira um dos vencedores do Prêmio Espírito Público (PEP) 2021. Vencedor na categoria Meio Ambiente, Marcos lira é graduado em Física e Engenharia Elétrica, tendo estudado ambas as graduações na universidade pública do Ceará e, depois de formado, retornou ao seu estado natal, o Piauí, em 2010.

Doutor em Meio Ambiente, Marcos viu no sol do sertão brasileiro a inspiração para seus grandes projetos. Colocá-los no papel não era suficiente, ele queria que os projetos ganhassem vida e ultrapassassem os muros da universidade. Em 2016, deu o pontapé inicial aos projetos baseados em energia solar. O primeiro foi o Sol para Todos, que instalou um sistema de energia solar em um abrigo para idosos na capital.

No ano seguinte, teve um papel fundamental na criação de um projeto de bombeamento de água a partir do mesmo tipo de energia. Com recursos de uma emenda parlamentar, ajudou a levar água para 80 famílias no semiárido brasileiro. O projeto foi premiado pela ONU. Em 2018, participou da concepção do projeto Escolas Solares, levando – pela primeira vez na história do país – um sistema de energia solar para uma escola na zona rural do Piauí. Marcos sempre teve um lema: o sol que castiga é o mesmo que gera vida.

No total, foram premiados 15 servidores públicos brasileiros de todas as regiões do país no quarto ano de existência do Prêmio. O PEP é o maior do país dedicado a valorizar os servidores e o serviço público. Além das pessoas que transformam o serviço público, foram reconhecidas Instituições Públicas que Transformam. 

Uma delas foi a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), de Santa Catarina, por seus trabalhos em Segurança Alimentar, que venceu pelo voto popular.

Além dos prêmios em dinheiro, de R$ 5 mil para os servidores e R$ 15 mil para a equipe, os vencedores poderão participar de uma imersão em gestão pública. Os premiados também irão compor uma rede exclusiva, formada pelos ganhadores do Prêmio nas três edições anteriores.

A cerimônia do Prêmio Espírito Público, realizada no último dia 15 de dezembro, foi híbrida, com apresentação de Elisa Lucinda, atriz, cantora e poetisa, e está disponível em https://youtu.be/mYFLrb6y0HU. Um dos momentos marcantes ocorreu com o anúncio de que o Programa Escola Digna, do Maranhão, é o grande vencedor na categoria Equipes que Transformam, que neste ano destacou os trabalhos em Educação.

O programa, desde 2015, já construiu 79 centros de educação integral, atendendo cerca de 15 mil estudantes. Mais de 300 escolas foram reformadas e 92% das crianças e adolescentes com deficiência foram incluídas em classes comuns. De 2013 a 2019, o Ideb da rede estadual subiu de 2,8 para 3,7 e o índice de aprovação no Enem e demais vestibulares alcançou os 72%.

Foram premiados servidores e instituições nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente, Gestão de Pessoas e Assistência Social, dentro da categoria Pessoas que Transformam.

Votação popular

 Na categoria Instituições que Transformam, o vencedor em votação popular foi a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), que trabalha para a capacitação do produtor rural e sua fixação no campo, em um Estado em que 80% das propriedades são de agricultura familiar. Os cursos da Epagri capacitaram 2.468 jovens entre 2012 e 2019. Durante a pandemia, a empresa criou atendimentos on-line, chegando a 198 cursos e 14,6 mil inscritos em seus canais.

O Prêmio Espírito Público, desde 2018, já reconheceu o trabalho de 55 servidores, em todas as regiões do país. O objetivo da premiação é identificar, reconhecer e valorizar os profissionais que se destacam na prestação de serviços públicos à sociedade. A iniciativa é realizada pela Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, organizações da sociedade civil que atuam no fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

O Prêmio Espírito Público conta com o apoio dos parceiros: Agenda Pública, ANAMMA, Brazillab, CLP, Comida do Amanhã, Desiderata, Ensina Brasil, GIFE, Instituto Betty e Jacob LAFER, Instituto Dara, ITS, Instituto Igarapé, Instituto João e Maria Backheuser, Instituto Sou da Paz, Instituto Publix, Intuite.se, Legisla Brasil, MBC, Movimento Pessoas à Frente, PNUD, Ponte a Ponte, Semeia, SOS Mata Atlântica, Vetor Brasil e Wylinka.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com
Próxima notícia

Dê sua opinião: