Teresina (PI) - O próximo trimestre do ano (dezembro, janeiro e fevereiro) deve ser de altas temperaturas, acima da média, impactando diretamente sobre a ocorrência das chuvas, que ficarão abaixo da média. Tudo isso acontece em decorrência das mudanças climáticas provocadas pelo El Ninho, que estará no auge e deve ocorrer também em janeiro.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, com relação ao mês de janeiro, dentro dos modelos de previsão, ele se apresenta dentro da normalidade. Já fevereiro será o mês do trimestre que terá chuvas em maior quantidade.
“Com relação a dezembro, além dos modelos apresentarem essa probabilidade de índices pluviumétricos abaixo da média histórica, as chuvas ocorrerão, de modo geral, de forma irregular, o que eu quero dizer com isso? Aquilo que era costumeiro de a gente observar chuvas, tipo três dias chovendo, chuviquinha, aquela chuviquinha, isso vai ser um pouco mais incomum”, disse a climatologista.
Para ao dias 28 e 29 de novembro, terça-feira e quarta-feira, um bloco de umidade vai adentrar pelo litoral e promoverá chuvas no Norte do estado e no Centro-Norte. Nos próximos dias também haverá a ocorrência de chuvas no Sul do estado.
“Após isso, nós teremos ainda um pouquinho de calor considerável. Por volta do dia 7, nós teremos novamente episódios de chuva. Com relação ao finalzinho do ano, nós já temos uma previsão também. Como já observamos historicamente, é quase tradicional aquela chuvinha do dia 25 de dezembro. Sim, temos previsão de chuvas para o território piauiense entre 25 e 1 de janeiro, mas sempre daquela forma, ressaltando que as temperaturas ficarão acima da média e a chuva vai se apresentar de maneira irregular”, afirma Sara Cardoso.