Verbo

Piauí ganhará o primeiro Museu do Índio em Lagoa do São Francisco

Toda a estrutura já está pronta e, no momento, está sendo feita a finalização do lugar

Cintia Lucas

Segunda - 17/04/2023 às 15:45



Foto: Divulgação Piauí vai ganhar primeiro Museu do Índio
Piauí vai ganhar primeiro Museu do Índio

O Piauí vai ganhar o primeiro Museu do Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty. A comunidade indígena Tabajaras de Nazaré, que fica situada na cidade de Lagoa do São Francisco, região Norte do Estado, terá um novo espaço, que deve guardar a história e memória dos índios Tabajaras, assim como das outras etnias que povoam o solo piauiense. O investimento da obra do museu é de R$ 400 mil.

Segundo a futura diretora do museu, Elaine Tabajara, toda a estrutura já está pronta e, no momento, está sendo feita a finalização do lugar com a colocação de tudo o que fará parte do acervo.

“O Museu do Índio do Piauí vai servir como espaço para exposição de todos os índios, com a apresentação da história e dos costumes das tribos que fazem parte dos povos daqui”, disse Elaine.

O museu vai expor fotografias e peças dos índios do Piauí que estarão também em telões. Haverá uma Oficina do Futuro, que consiste em uma parte mais tecnológica com computadores. Os visitantes também poderão dispor de uma oficina de artesanato, onde será demonstrado todo o processo artesanal de fabricação de peças indígenas.

“Do lado de fora, haverá um espaço para ocas. Haverá uma oca específica para o Tear de Macaco, que faz parte da cultura local e em outra a Casa de Farinha, onde haverá uma mini Casa de Farinhada para que seja consumida pelos visitantes, também terá uma parte com ervas medicinais e uma praça. Esta será uma obra com a cara dos povos indígenas do Piauí”, disse a futura diretora.

 O espaço também terá função educativa, pois receberá estudantes e pesquisadores da cultura indígena piauiense que poderão investigar sobre as etnias que estão presentes dentro do Piauí.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: