A construção de cinco novos leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) segue em ritmo acelerado e já alcançou a terceira etapa. A previsão é que a obra seja concluída no ano de 2026, garantido ao hospital um total de 40 leitos adultos de terapia intensiva e 10 pediátricos. O investimento amplia a capacidade de atendimento a pacientes em estado grave.
A primeira etapa já foi finalizada com a transferência do repouso dos servidores para o segundo andar, onde foram projetadas novas acomodações, oferecendo mais espaço e privacidade. Segundo Erick Mattheus, gerente de engenharia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a segunda etapa, realizada no primeiro andar, foram instaladas a área administrativa Atualmente, a terceira etapa está em execução, transformando o espaço do térreo antes destinado à administração em um setor de UTIs, garantindo a integração de todos os leitos da unidade.
Equipe acompanha obra de ampliação no HUT
A reforma foi planejada em três fases devido ao caráter emergencial do hospital, que funciona 24 horas por dia. O investimento total é de R$ 3.409.722,77, com recursos do Ministério da Saúde e da FMS. “Essa ampliação representa um grande avanço para a capacidade de atendimento da unidade, referência em alta complexidade”, destaca Aranucha Brito, diretora-geral do HUT.
Para Leopoldina Cipriano, presidente da FMS, o projeto atende a uma necessidade crescente: “A ocupação de leitos de UTI é dinâmica e exige planejamento constante. Com mais leitos, poderemos atender um número maior de pacientes críticos, salvando vidas e oferecendo um cuidado mais ágil e eficiente.”
Fonte: Prefeitura de Teresina
Mais conteúdo sobre:
#construção #cinco #novos leitos #UTI #no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) #terceira etapa #terapia intensiva #pacientes #estado grave