Verbo

Verbo

O PCdoB assume o comando da Federação Brasil da Esperança no Piauí

A presidente do PV, Teresa Brito, é a primeira vice-presidente

Cintia Lucas

Quarta - 21/02/2024 às 10:29



Foto: Divulgação João de Deus, Teresa Brito e José Carvalho
João de Deus, Teresa Brito e José Carvalho

O Partido Comunista do Brasil - PCdoB assumiu a direção estadual da Federação Brasil da Esperança, composta também pelo PT e PV. O comando da federação estava com o PT. A mudança ocorreu na noite desta terça-feira (20), durante reunião na sede petista.

O presidente estadual do PCdoB, José Carvalho Rufino, explicou que a mudança segue os estatutos da federação, que prevê rodízio no comando a cada dois anos. O PV será o próximo a assumir a direção da entidade.

A alteração no comando ocorreu em ato prestigiado por dirigentes dos três partidos. A deputada estadual comunista Elisângela Moura também marcou presença. A presidente estadual do PV, Teresa Brito, também se fez presente à reunião com outros dirigentes da agremiação.

Na oportunidade, o então presidente da Federação e do PT, João de Deus Sousa, fez um histórico da sua gestão e destacou a importância política dessa inovação das alianças políticas no Brasil que é a federação de partidos. 

O  presidente estadual do PCdoB, José Carvalho, falou em seguida e tratou de elementos da conjuntura política. Ele destacou os desafios da Federação Brasil da Esperança na luta pelo êxito dos governos de Lula e Rafael Fonteles e também de fortalecer a Soberania Nacional, a Democracia e o desenvolvimento sustentável do país. 

Carvalho também falou sobre o gesto de coragem do presidente Lula de condenar o genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza e de pedir ações de urgência para um cessar-fogo em Gaza por parte de Israel.

Ao final da reunião, o presidente do PCdoB, José Carvalho, foi declarado presidente da Federação Brasil da Esperança no Piauí. Teresa Brito (PV) é a primeira vice-presidente e João de Deus (PT), agora é o segundo vice-presidente.

O que é

A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) é uma organização política brasileira formada em 2022 pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV). A criação das federações foi uma alternativa às antigas coligações partidárias,

De acordo com dados da direção nacional, programa e estatuto da federação foram divulgados em 18 de abril de 2022 e o pedido de registro foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, no dia 23 de abril do mesmo ano. A  aprovação da entidade ocorreu em 24 de maio. Em junho de 2023, somando os três partidos, federação já contava com 2,35 milhões de filiados. 

As federações partidárias são uma nova forma de os partidos se juntarem para disputar as eleições e atuarem de forma unificada pelos quatro anos seguintes. Elas foram criadas em setembro de 2021, em uma reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional, e foram referendadas pelo TSE e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para as eleições de 2022.

Fonte: PT

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: