Verbo

Governo prorroga decreto, libera música e restringe horário de lojas de conveniências

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, disse que as novas medidas valem a partir do dia 22 e seguem até dia 28

Cintia Lucas

Sexta - 19/02/2021 às 14:44



Foto: ParlamentoPT Regina Sousa assume o governo do estado mais uma vez
Regina Sousa assume o governo do estado mais uma vez

A governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa (PT), assinou nesta sexta-feira(19) a prorrogação do decreto que limita o funcionamento do comércio, bares e restaurantes. As medidas que, inicialmente valeriam até o próximo dia 21 de fevereiro, passam a valer até o dia 28 deste mês. O texto sofreu algumas alterações.

Em entrevista à TV Clube, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, disse que as novas medidas valem a partir do dia 22 e seguem até dia 28. Entre as alterações, está a limitação do horário de funcionamento de lojas de conveniência e depósitos de bebidas até às 23h. 

Outro ponto significativo é que o novo decreto autoriza som ambiente ao vivo em bares e restaurantes que não possuem pista de dança, ou espaços que possam gerar aglomerações. 

Leia mais:

Advogada é assassinada a facada dentro de casa em Pedro II

Perícia aponta que advogada Izadora Mourão foi morta com sete facadas no pescoço

As medidas que constavam no decreto anterior continuam valendo. Continuam suspensas a realização de festas ou eventos  e atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como funcionamento de boates, casas de shows e demais estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado.

Bares e restaurantes só podem funcionar até as 23h e está proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. 

Para o comércio, está estabelecido o funcionamento até às 17h e de 12h às 21h para shoppings centers.  O uso de máscara de proteção continua obrigatório, principalmente para a permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros.

A prorrogação das medidas acontece em no momento em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19 volta a preocupar as autoridades de saúde. Nos últimos dias, a taxa de ocupação já chegou a ultrapassar a marca de 70%. 

decreto-n-19.462.pdf

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: