Verbo

Verbo

NOVA ELEIÇÃO

Eleitores de São Lourenço do Piauí escolhem novo prefeito neste domingo (6)

O pleito suplementar mobilizará 4.948 eleitores distribuídos em nove locais de votação

Cintia Lucas

Sexta - 04/08/2023 às 16:12



Foto: Vice-prefeito Valdeci Castro (à esquerda) e prefeito Bira (à direita), de São Lourenço do Piauí, tiveram os mandatos cassados
Vice-prefeito Valdeci Castro (à esquerda) e prefeito Bira (à direita), de São Lourenço do Piauí, tiveram os mandatos cassados

O município de São Lourenço do Piauí, distante 522 Km de Teresina, realiza novas eleições municipais, neste domingo, 6. Serão escolhidos o prefeito e o vice-prefeito da cidade, em virtude da cassação dos gestores que ganharam a disputa em 2020. Dois candidatos pleiteiam o cargo majoritário: Dr. Thiago Santana (PSD) e Mundola Marques (PT).

O prefeito cassado do município, Biraci Damasceno (PSD) e o seu vice, Valdeci Paes de Castro (PSB) foram tirados do cargo em decisão do Tribunal Superior Eleitoral, em abril deste ano. À frente da prefeitura hoje está o presidente da Câmara de Vereadores do município, Iran Damasceno Ribeiro (PSD), irmão de Biraci.

As urnas eletrônicas que irão contabilizar os votos do próximo pleito foram auditadas pelo TRE, ontem. Um total de 16 urnas eletrônicas e urnas eletrônicas de contingência serão usadas na eleição.

O pleito suplementar mobilizará 4.948 eleitores distribuídos em nove locais de votação, cinco na área urbana e quatro na zona rural. São 16 seções eleitorais com quatro seções agregadas.

ENTENDA O CASO

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em sessão realizada, dia 16 de maio, decidiu pela realização de nova eleição para prefeito e vice-prefeito de São Lourenço do Piauí, distante 547 Km ao Sul de Teresina. A decisão seguiu o parecer do procurador regional eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha e deve acontecer dia 6 de agosto deste ano.

O relator do processo foi o presidente do TRE-PI em exercício, desembargador José James Gomes Pereira.

Em julgamento realizado dia 11 de abril deste ano, o TRE/PI cassou os diplomas do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do seu vice, Valdeci Paes de Castro (PSB) ambos eleitos em 2020 por compra de voto.

Atualmente, o município continua sendo dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Iran Damasceno Ribeiro (PSD), que é irmão de Biraci Damasceno Ribeiro, até que seja empossado o novo prefeito.

O município de São Lourenço do Piauí tem, hoje, 4.945 eleitores e é termo judiciário da 13ª Zona Eleitoral sediada no município de São Raimundo Nonato, que tem como juíza titular Luciana Cláudia Medeiros de Souza Brilhante.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: