Verbo

Verbo

SOLENIDADE

Desembargador Dioclécio Sousa toma posse nesta sexta-feira (26)

A solenidade de posse acontecerá a partir das 18h, no plenário do Palácio da Justiça.

Cintia Lucas

Quinta - 25/04/2024 às 16:46



Foto: Ascom/TJ Desembargador Dioclécio Sousa
Desembargador Dioclécio Sousa

TERESINA  (PI) - O desembargador Dioclécio Sousa toma posse, nesta sexta-feira, 25, no Tribunal de Justiça do Piauí. Dioclécio foi eleito pelo critério de merecimento e ocupará a vaga deixada pelo desembargador Raimundo Eufrásio, em razão da aposentadoria dele.

A solenidade de posse acontecerá a partir das 18h, no plenário do Palácio da Justiça.

Com 37 anos de magistratura, ao todo, o novo desembargador com os quatro anos que advogou, completou 41 anos de vivência e atuação pública.

“Me considero preparado para continuar prestando esses serviços à sociedade piauiense. Sou grato, portanto, a todos os desembargadores, aos colegas magistrados e a todos os meus assessores. À minha família, base de tudo, meu muito obrigado”, destacou o novel desembargador quando de sua posse administrativa.

PERFIL

Dioclécio Sousa da Silva nasceu em 30 de outubro de 1953 na cidade de Parnarama, Maranhão. Filho de Basiliano Rodrigues da Silva e Laura de Araújo Sousa, cursou o Primeiro Grau no Ginásio Bandeirante de Parnarama — MA e Colégio Demóstenes Avelino — Teresina/PI. O segundo Grau foi cursado no Anexo Estadual Paulo Ferraz — Teresina — PI, concluído em dezembro de 1976. Graduou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, concluindo o curso em 1982. 

Realizou mais de 30 cursos de aperfeiçoamento. Já publicou diversos artigos científicos, como o intitulado “O IPTU como instrumento de redução das desigualdades sociais", publicado na Revista Jornal Jurid, com a certificação Qualis igual B2. É autor dos livros “Controle de Constitucionalidade na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú e Uruguai” (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2022); “Temas de Direito Tributário e Financeiro” (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2022); e “A autonomia do Poder Judiciário" (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2023).

Também já exerceu atividades políticas, como Deputado Estadual da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica — Grande Oriente do Estado do Piauí, legislatura — 1999/2003, e Deputado Federal da Soberana Assembleia Federal Legislativa — 2013/2015 (Brasília) - Irmãos Unidos Vale do Gurguéia — Bom Jesus — PI.

Fonte: Ascom/TJ

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: