
Um convite ao prazer de comer sem culpa, esse é motivo desse papo com você que agora saboreia dessa notícia.
Estimular a mudança ou a melhoria dos hábitos de alimentação. Mas como fazer uma alimentação equilibrada? Segundo Luiz Roberto Qeiroz; não existem alimentos bons ou ruins ou mesmo alimentos proibidos. O segredo está no equilíbrio. Alimentação saudável deve ocupar lugar de destaque em nossa vida diária.
Os alimentos contêm as substâncias chamadas nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas, minerais, fibras e água); cuja função é manter nosso organismo em bom funcionamento. A busca por uma alimentação saudável é, sem dúvida, um dos caminhos para a conquista da saúde integral. Há evidências de que o aumento na ingestão de frutas e vegetais reduz a densidade energética da alimentação, aumentado a quantidade de alimentos que podem ser consumidos, pois eleva o poder de saciedade e controla, não só o balanço energético, como também o peso corporal dos indivíduos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1987 à 1996, o consumo médio de frutas e vegetais pela população brasileira diminuiu em 15,8 e 24% respectivamente. O que equivale a um consumo de 80kg/per capita/ano, correspondendo aproximadamente a 290g dia, sendo que o recomendado é de 500g/dia.
O que é preocupante, pois mesmo se reconhecendo as propriedades dos alimentos de origem vegetal, ainda se constata um baixo consumo desse alimentos o que determina a baixa oferta de micronutrientes e fibras. As hortaliças, genericamente chamadas de verduras e legumes podem ser consumidas em diversas preparações como saladas cruas e cozidas, purê, suflê, pudim, sucos, recheadas, em sopas e mesmo em bolinhos e croquetes.
A variedade desses alimentos é que garantirão uma alimentação adequada, pois seus nutrientes estão também associados com a redução de riscos de doenças cardiovasculares e pela proteção que oferecem contra o câncer.
Vale lembrar que o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas obesas; portanto o equilíbrio é fundamental tanto com o que se come como com o que se bebe para não aumentar essas estatísticas; pois somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
O Ministério da saúde lança o Guia alimentar para a população brasileira com o objetivo de reduzir o número de sobrepeso e obesidade do país. As recomendações do Guia são para promover a alimentação adequada e saudável, acelerar o declínio da desnutrição e reverter a tendência de aumento da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação. O Guia é um documento oficial, que aborda os conceitos e recomendações de uma alimentação saudável.
Você está tendo o privilégio de ter acesso a informações confiáveis que podem contribuir para ampliar sua autonomia para fazer escolhas alimentares e exigir o cumprimento do Direito Humano á Alimentação saudável.
Minha dica é: EQUILIBRIO
RECEITAS PRÁTICAS PARA GARANTIR MAIS ENERGIA
Bolo de maçã com aveia (sem lactose)
Ingredientes
4 maçãs sem casca
1 bananas
2 xícaras de aveia
3 ovos
Canela a gosto
3 colheres de sopa de uvas passas
1 colher se sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Liquidificar as maçã, a banana e os ovos . Depois misturar com os demais ingredientes. Colocar em forma untada e polvilhada com aveia. Levar ao forno 180graus por 40min.

É BOM SABER:
As maçãs são antioxidantes, reduzem o colesterol, limpam o sistema digestivo e ativam o sistema imunológico. Possuem vários nutrientes que auxiliam na digestão das gorduras.
Uvas: ricas em frutose, apresenta vitamina C e polifenóis que têm ação antioxidante. Come-se fresca, como sobremesa, ou seca, quando então é chamada uva-passa.
Fonte: Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira/Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed, 1. Reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156p.
Saberes e sabores:nutrição, educação e arte. Partilhando conhecimentos e experiências em nutrição. Organizado por Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho. – Teresina: Universidade Federal do Piauí/Editora EDUFPI, 2006.(Nutrearte)., 190 p.
