Saboreando notícias

Um convite ao prazer de comer sem culpa é motivo desse papo

Sábado - 17/02/2018 às 22:02



Foto: Divulgação Alimentação Saudável
Alimentação Saudável

 Um convite ao prazer de comer sem culpa, esse é motivo desse papo com você que agora saboreia dessa notícia.

 Estimular a mudança ou a melhoria dos hábitos de alimentação. Mas como fazer uma alimentação equilibrada? Segundo Luiz Roberto Qeiroz; não existem alimentos bons ou ruins ou mesmo alimentos proibidos. O segredo está no equilíbrio. Alimentação saudável deve ocupar lugar de destaque em nossa vida diária.

Os alimentos contêm as substâncias chamadas nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas, minerais, fibras e água); cuja função é manter nosso organismo em bom funcionamento. A busca por uma alimentação saudável é, sem dúvida, um dos caminhos para a conquista da saúde integral. Há evidências de que o aumento na ingestão de frutas e vegetais reduz a densidade energética da alimentação, aumentado a quantidade de alimentos que podem ser consumidos, pois eleva o poder de saciedade e controla, não só o balanço energético, como também o peso corporal dos indivíduos.

Alimentação Saudável

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1987 à 1996, o consumo médio de frutas e vegetais pela população brasileira diminuiu em 15,8 e 24% respectivamente. O que equivale a um consumo de 80kg/per capita/ano, correspondendo aproximadamente  a 290g dia, sendo que o recomendado é de 500g/dia.

O que é preocupante, pois mesmo se reconhecendo as propriedades dos alimentos de origem vegetal,  ainda se constata um baixo consumo desse alimentos o que determina a baixa oferta de micronutrientes e fibras. As hortaliças, genericamente chamadas de verduras e legumes podem ser consumidas em diversas preparações como saladas cruas e cozidas, purê, suflê, pudim, sucos, recheadas, em sopas e mesmo em bolinhos e croquetes.

A variedade desses alimentos é que garantirão uma alimentação adequada, pois seus nutrientes estão também associados com a redução de riscos de doenças cardiovasculares e pela proteção que oferecem contra o câncer.

Vale lembrar que o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas obesas; portanto o equilíbrio é fundamental tanto com o que se come como com o que se bebe para não aumentar essas estatísticas; pois somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.

O Ministério da saúde lança o Guia alimentar para a população brasileira com o objetivo de reduzir o número de sobrepeso e obesidade do país. As recomendações do Guia são para promover a alimentação adequada e saudável, acelerar o declínio da desnutrição e reverter a tendência de aumento da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação. O Guia é um documento oficial, que aborda os conceitos e recomendações de uma alimentação saudável.

 Você está tendo o privilégio de ter acesso a informações confiáveis que  podem contribuir para  ampliar sua autonomia para fazer escolhas alimentares e exigir o cumprimento do Direito Humano á Alimentação saudável.

Minha dica é: EQUILIBRIO

RECEITAS PRÁTICAS PARA GARANTIR MAIS ENERGIA

Bolo de maçã com aveia (sem lactose)

Ingredientes

4 maçãs sem casca

1 bananas

2 xícaras de aveia

3 ovos

Canela a gosto

3 colheres  de  sopa de uvas passas

1 colher se sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Liquidificar  as maçã, a banana e os ovos . Depois misturar com os demais ingredientes. Colocar em forma untada e polvilhada com aveia. Levar ao forno 180graus por 40min.

Bolo de Maçã com Aveia

É BOM SABER:

As maçãs são antioxidantes, reduzem o colesterol, limpam o sistema digestivo e ativam o sistema imunológico. Possuem vários nutrientes que auxiliam na digestão das gorduras.

Uvas: ricas em frutose, apresenta vitamina C e polifenóis que têm ação antioxidante. Come-se fresca, como sobremesa, ou seca, quando então é chamada uva-passa.

Fonte: Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira/Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed, 1. Reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156p.

Saberes e sabores:nutrição, educação e arte. Partilhando conhecimentos e experiências em nutrição. Organizado por Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho. – Teresina: Universidade Federal do Piauí/Editora EDUFPI, 2006.(Nutrearte)., 190 p.

Siga nas redes sociais
Edna Guedes

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia: