Saboreando notícias

A cara de minha mãe

Terça - 22/05/2018 às 15:05



Foto: Divulgação A cara da mãe
A cara da mãe

É tradição, no Brasil, a reunião das famílias para celebrar o Dia das mães. Mesmo considerando o caráter comercial que existe, nessa data, não deixa de ser um importante momento de reunião familiar. Foi pensando em celebrar este Dia das mães que reunimos mais de 60 pessoas representantes das famílias Guedes e Aguiar. Neste Dia festivo nos encontramos para comemorar a data, como também, apresentamos nossa cozinha reformada, para melhor receber e celebrar a vida

.

Saiba por que o encontro nos traz boas lembranças.

A memória gustativa é um sentimento saudosista de tudo que nos traz boas lembranças. É aquele prato inesquecível, feito por sua mãe ou que ela gosta tanto, que você só consegue se lembrar dela.  Automaticamente, memorizamos, quando estamos diante de algum prato que nos leva às sensações prazerosas, seja da infância ou de outras épocas da vida. Todos esses sabores ficam armazenados no cérebro, podendo vir à tona, em qualquer momento, como doce recordação. Neste dia especial, eu queria trazer as MÃES na memória gustativa dos seus filhos. Assim, a missão foi dada, eles deveriam apresentar uma receita que representasse o chamado Comfort food: comfort de confortável, que lembra aconchego, aquele cheirinho especial vindo da cozinha que invade os outros cômodos da casa e acabam ficando para sempre na memória da gente.

Os depoimentos confirmam o termo Comfort food. Esse tipo de comida mexe com as memórias e traz a sensação de bem-estar, de ser cuidado e está, totalmente, ligada à infância.

 Veja alguns desses emocionados depoimentos abaixo:

“Ela faz a melhor galinhada do mundo”, do filho Felipe para sua mãe Terezinha Guedes. “Bolo frito, ninguém faz igual a ela”, dos filhos e netos de Dona Nilza, minha sogra. Um dos alimentos mais pedidos da família Guedes Alcoforado é o bolo frito, prato típico da cozinha piauiense. Lembra muito a Semana Santa em Oeiras, momento em que todos se reúnem para o tradicional café da manha com bolo frito. Especialidade de Dona Nilza.

“Coxinhas, só ela sabe fazer”, de todos da família Aguiar para a matriarca dona Olga, minha mãe; “Beiju é a especialidade dela”, dos filhos e amigos de Araci, com café então, é de dar água na boca; “O frango no saquinho, ela faz muito bem”, do filho Isaac, emocionado, para sua mãe Socorro Guedes; “Delícia de abacaxi”, é com ela mesma. “Uma delícia, lembra muito minha mãe Edna”, disseram meus filhos Bruno e Beatriz.

Os encontros para o almoço de domingo, na casa da mãe, sempre fizeram parte da nossa rotina. E creio que da sua também. Dessa forma, para celebrar o Dia das Mães resolvemos fazer um resgate dos pratos mais apreciados por cada família. O resultado foi surpreendente. Teve muitos risos e choro de tanta emoção.

Lembro que na minha infância a mamãe fazia uma receita de creme de coco queimado. Ela era muito gostosa e a preferida da mamãe porque rendia muito e dava pra todo mundo ficar feliz. Os anos se passaram e o sabor daquela sobremesa continua registrado em nossas mente, foi por isso que escolhi fazer uma releitura dessa sobremesa para a versão sem lactose, para atender a necessidade de alguns novos membros da família. É uma sobremesa muito trabalhosa, feita de véspera, para que todos participassem.  “Era uma grande festa e todo mundo fazia alguma coisa legal para ajudar” quebrar o coco, descascar, ralar, tirar o leite, torrar o bagaço dentre outras etapas dessa preparação.

Conforme anunciado, publicaremos nesta edição a receita escolhida dentre as inúmeras citadas, em meio a tanta emoção, nesse Dia das Mães. A receita escolhida foi “O strogonoff de carne é a cara da mamãe”, receita selecionada pelas filhas Thamires, Camila e Karine, para homenagear sua mãe Roselândia. Um dos pratos que ela costuma fazer e sugere como pedida para o almoço de domingo, sempre que está de folga de seus inúmeros plantões e quer demonstrar o seu carinho pelas filhas.

 STROGONOFF DE CARNE

Strogonoff de Carne

INGREDIENTES

500g de filé mignon

¼ de xícara de (chá) de manteiga

1 cebola picada

1 colher (sobremesa) de mostarda

1 colher (sopa) ketchup

1 pitada de pimenta-do-reino

1 tomate sem pele

1 caixa de creme de leite

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente.

Junte a carne e tempere com o sal.

Mexa até dourar os lados da carne.

Quando toda a água que se formar evaporar, acrescente a mostarda, ketchup, pimenta-do-reino e o tomate picado.

Quando o molho estiver encorpado e a carne macia, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e misture.

 Dica: sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.

Siga nas redes sociais
Edna Guedes

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia: