Saboreando notícias

Um Brinde à Saúde

Segunda - 09/04/2018 às 19:04



Foto: Vix Agua é saúde
Agua é saúde

 “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares” é o lema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril.

A  saúde universal exige o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições de vida precárias, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas.  

Na correria do dia a dia, sem a possibilidade de se alimentar corretamente e, ás vezes, tendo que lidar com problemas no trabalho e em casa, a saúde é colocada á prova e o corpo pede para parar. Nesse momento, é importante dar ouvidos ao que ele está sinalizando e desacelerar para, assim, evitar que a saúde seja afetada mais á frente.

Hoje  nossa conversa terá o  objetivo de mostrar a grande importância da água para manutenção de nossa saúde. Como também lembrar que alimentar-se melhor com vegetais frescos e orgânicos, cuidar da hidratação do corpo com água, chá e sucos, reduzir o consumo de café e bebidas alcoólicas, evitar o excesso de carnes vermelhas, praticar exercícios  e meditar são também de grande relevância para a saúde.

POR QUE BEBER ÁGUA É IMPORTANTE?

A  água é responsável por manter a temperatura do corpo equilibrada, os rins e todo o metabolismo basal funcionando.

Lubrifica pele, intestino e todos os tecidos do corpo. Faz o transporte de nutrientes. Ela faz parte da constituição do corpo, formado por até 85% de água. Por isso, toda a água que o corpo perde tem que ser reposta ou a saúde fica afetada.

No processo digestivo a água atua na produção do suco gástrico e da saliva, que auxiliam na digestão. É importante também para evitar o desenvolvimento de cálculos renais, as famosas pedras nos rins que causam dores terríveis.

Um brinde a saúde

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA POTÁVEL

É clara, límpida, transparente, sem cheiro e de sabor neutro, não causa sensação de peso no estômago, cozinha bem os alimentos. É própria para o consumo humano.

CUIDE DA HIDRATAÇÃO

Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde. Por isso, beba água. Ela além de hidratar, transporta as toxinas para fora do corpo, repõe as energias e deve ser ingerida todos os dias, mesmo que você não esteja  com sede.

Beba Água mineral ou filtrada; Chás de ervas naturais; Água de coco e Suco de frutas naturais feito na hora.

o organismo bem hidratado transporta nutrientes, vitaminas e sais minerais até as células mais rápido.

DICA LEGAL

Lembre-se de usar os sucos e as vitaminas como um instrumento para manter a saúde e peso adequado. Incorpore-os à sua dieta garantindo a meta de ingerir, no mínimo, 5 porções de frutas e vegetais por dia, protegendo-se de infecções e doenças.

Se durante uma festa você bebeu ou comeu demais, no dia seguinte beba bastante água, chás de ervas e sucos naturais. Assim você estimulará os rins e reduzirá o grau de intoxicação.

Vamos fazer um brinde à nossa saúde?  Experimente esse chá de erva-doce ou essa vitamina  de manga ou simplesmente tome um copo de água para matar a sede.

Infusão de Erva Doce

INFUSÃO DE ERVA – DOCE

Coloque uma colher de (chá) de semente de erva-doce em um bule de chá. Cubra com água fervente e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Tome o quanto quiser durante o dia. A erva-doce é um diurético natural.

Vitamina cremosa de manga

VITAMINA: MANGA CREMOSA

Ingredientes

200g de maçã

125 de pepino

100g de manga

Extraia o suco da maçã e do pepino e bata no liquidificador com a manga e alguns cubos de gelo. Mangas são uma fonte surpreendente de betacaroteno, maçãs são depurativas e o pepino age bem como diurético. Este suco é altamente nutritivo, bem como depurativo.

Siga nas redes sociais
Edna Guedes

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia: