Saboreando notícias

Aprimoramento para mães

Segunda - 07/05/2018 às 17:05



Foto: Divulgação Família Feliz
Família Feliz

Maio, o maravilhoso mês das mães. Mãe é vida, é amor, é doação. Toda boa mãe faz o possível e o impossível pela felicidade dos filhos. Mãe é a manifestação do amor de Deus.

Uma mulher, cujo amor é exteriorizado na íntegra é, certamente, obra-prima de Deus. O problema, às vezes, ocorre quando essa necessidade maternal, que é natural, vira obsessão. Seu filho pode até ficar “numa boa”, mas você sempre se sente frustrada. E nenhuma mulher quer ser mãe para “padecer no paraíso”, não é mesmo?

Muitas de nós ficamos obcecadas demais com o que não gostamos em nós mesmas e falhamos, completamente, em nos definirmos pelo que gostamos.   Mude suas atitudes, reconheça suas habilidades e anote o que você gosta e as coisas com as quais sonha, e sempre que os pensamentos negativos vierem, pense em coisas positivas e se permita desfrutar do melhor da maternidade e da vida. Então, prepare-se para receber os presentes, declarações de amor e claro, o tradicional almoço de domingo em família.

Entender o nosso valor e depois nos sentirmos bem sendo as mães que somos é um dos desafios mais difíceis que enfrentamos. Os filhos não se importam se você faz bolos pela receita, de caixinha, ou se os compra prontos. Eles só querem comê-los com você.

Filhos, genros, noras, netos e bisnetos, o almoço desse dia deverá ser preparado por vocês. Que o momento é pra lá de especial para as mães, todos já sabem, então o cardápio deve ser planejado observando aquela regra de sempre: nutritivo e balanceado para garantir a saúde e a dieta da mamãe.

Caros leitores e leitoras, eu separei uma receita deliciosa de uma Feijoada Vegana, atendendo pedidos de um grupo de mães vegetarianas.  Fonte de proteína vegetal por excelência, as leguminosas propiciam uma combinação perfeita com os cereais, já que juntos proporcionam todos os aminoácidos essenciais para a construção celular das crianças de todas as idades. Por isso, nossas mães insistem tanto para consumirmos, pois elas se preocupam com a nossa saúde e repetem com sabedoria que esses alimento contêm muitos minerais – cálcio e ferro.

Feijoada Vegetariana

Feijoada Vegetariana

Ingredientes

Legumes (cortados em quadrados grandes): 1 beterraba, 1 chuchu 2 cenouras, 1 nabo, 2 berinjelas.

Temperos: 1 xícara (chá) de salsa e cebolinha verde, picadas,  2 cebolas médias, 2 tabletes de caldo de legumes, ½ xícara(chá) de azeitonas pretas, picadas,  2 folhas de louro, ½ xícara (chá) de óleo, 1 pimenta de cheiro.

100 g de proteína de soja grossa hidratada

1 kg de feijão preto

200g de ricota defumada ou provolone

Modo de preparo

Colocar o feijão de molho durante duas horas; cozinhá-lo durante 20 minutos em panela de pressão.

Cortar os legumes em cubos.

Refogar e cozinhar com metade do óleo e 1 litro de água, usando metade dos temperos, sal a gosto.

Quando os legumes estiverem cozidos, refogar em outra panela o feijão preto com o restante do óleo e acrescentar o restante dos temperos; tampar e deixar ferver durante uns 15 minutos. Em seguida, acrescentar os legumes ao feijão, mexendo sempre com uma colher de pau.

Quando o caldo engrossar, desligar e acrescentar a ricota defumada ou provolone, mexer e está pronta.

Servir com arroz branco, farofa de soja e couve refogada.

Esta é a nossa sugestão para um delicioso almoço de Dia das Mães! Bom apetite!

Sobremesa para surpreender!

Um almoço especial, por mais gostoso que seja,  não fica completo se não tiver o “grande final” com uma sobremesa.  O pavê cremoso de abacaxi tem gosto de festa, é uma receita conhecida, prática e rápida. Sua mãe vai adorar.  

Pavê cremoso de abacaxi

Pavê cremoso de Abacaxi

INGREDIENTES

1 envelope de gelatina em pó sabor abacaxi

2 Latas de leite condensado

2 latas de creme de leite

2 xícaras (chá) de leite

1 pacote de biscoito champanhe (180g)

1 xícara (chá) de água

7 fatias de abacaxi em calda picadas

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Transfira para o liquidificador e bata com o leite condensado, o creme de leite e uma  xícara (chá) do leite. Umedeça os biscoitos no leite restante. Em um refratário médio, alterne camadas de biscoito e do creme batido, terminando em creme. Espalhe o abacaxi por cima e leve à geladeira por 2 horas. Se desejar, decore com folhas de hortelã e sirva.

Siga nas redes sociais
Edna Guedes

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia: